O Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte tem aberta as inscrições para o “desfile reciclado” que, este ano, acontece sob o tema “Economia Azul: Sustentável ta sustenta”, a 05 de Agosto, na praia da Laginha, em São Vicente.
À Inforpress, o membro da direcção do Carnaval do grupo, Nuno Costa Gonçalves explicou que o desfile vai seguir a linha de conscientização que marcou as edições das edições anteriores, sendo a primeira realizada na Praia de João Évora e a segunda para a praia da Laginha.
O mesmo informou que os materiais que serão usados na confecção das indumentárias e das alegorias serão provenientes do lixo recolhido nas campanhas de limpeza que o grupo tem feito nas diversas praias de São Vicente.
“Este ano optamos pelo tema economia azul também porque quisemos mostrar às pessoas qual é a importância que o mar traz em termos económicos. Tem inúmeras actividades económicas que existem através do mar ou no mar. Então, toda gente tira algum benefício económico do mar, mas pouca gente está a preocupar-se com a sua sustentabilidade”, justificou a mesma fonte.
O projecto inclui ainda a produção de um documentário, que também gira à volta do tema economia azul e sustentabilidade, cuja estreia deverá acontecer em Dezembro, um mês depois de terem limpado 16 praias da ilha, tal como perspectivam.
A música para o desfile terá o nome “sustentável ta sustenta” escrita por Edson Oliveira, também membro do grupo. Conforme Nuno Costa Gonçalves, os desenhos dos trajes já prontos e as alegorias para o desfile não são muito grandes, mas terão a dimensão da edição anterior realizada na Praia da Laginha.
“Não será um desfile somente para foliões, é aberto para todas as pessoas que quiserem desfilar neste projecto. Além dos professores, que convidamos para a edição do ano passado e que vão desfilar este ano, convidamos as Escolas Secundárias de São Vicente”, avançou Nuno Costa Gonçalves, lembrando que apesar de ser um desfile reciclado haverá custo básico e simbólico de 1500 escudos porque têm de adquirir colas e outros materiais para confecionar e fixar as fantasias.
Em jeito de remate, Nuno Costa Gonçalves disse que o Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte espera a contribuição do público sanvicentino pelo seu “bom comportamento” durante o desfile, mas também “despertar as pessoas para proteger os mares e garantir a sua sustentabilidade”.
“Até agora, já fizemos limpezas em três praias, na de João Évora, na praia do meio do Norte de Baía e na do Norte de Baía. É triste ver que não é todo o lixo que encontramos nessas praias que vem na correnteza. Há muito lixo deixado pelas mãos do homem. São pessoas que vão conviver, fazer piquenique, e deixam montes de latas e garrafas de cerveja, plástico e restos de comida”, arrematou.
Inforpress/Fim