CAN´2023: Este é o “momento ideal” para apoiar a selecção de Cabo Verde – treinador Bubista

17/06/2023 21:48 - Modificado em 17/06/2023 21:48
@ FCF

O seleccionador nacional disse hoje que este é o “momento ideal” para apoiar a selecção de Cabo Verde e apelou a adesão dos adeptos ao Estádio Nacional para o jogo de domingo, às 15:00, com o Burkina Faso.

“Este é o momento ideal para ajudar e apoiar a equipa, por ser o final da época e quando nem sempre os jogadores estão em melhor forma física, por isso, precisamos de um “forcing” de início ao fim do jogo”, justificou Bubista à Inforpress, depois do   último treino para o jogo, marcado para 15:00, a contar para quinta jornada do grupo B de qualificação para a CAN´2023.

“Se trata de um momento importante do futebol cabo-verdiano porque podemos apurar duas vezes seguidas para uma fase final do campeonato africano e com um grupo com muitos jovens descendentes de cabo-verdianos e esperamos que os adeptos dêem a sua parte positiva” acrescentou.

Em relação ao jogo, Bubista promete uma equipa “forte e equilibrada”, em todos os momentos do jogo e com condições para fazer golo e não sofrer, de forma a manter a baliza inviolável, assim como nos últimos quatro jogos.

“Há muita confiança no seio do grupo, com um espírito de união e, por isso, queremos terminar este estágio com uma vitória e consequente qualificação”, perspectivou o timoneiro nacional, enaltecendo o sacrifício de alguns jogadores que viajarão depois do jogo para integrarem os estágios de pré-época das respectivas equipas.

Questionado se o resultado do jogo entre Togo e Eswatini, que se realiza uma hora antes, pode influenciar no sistema de jogo de Cabo Verde, Bubista admitiu que pode ter algum “impacto” na cabeça dos jogadores.

“Vamos fazer o que planejamos para o jogo, o nosso objetivo é qualificar, temos dois jogos para fazer isso, mas queremos fazê-lo agora, mesmo sabendo que do outro lado está um adversário que está no primeiro lugar do grupo e já qualificado”, notou.

De referir que em caso de empate no jogo entre o Togo e Burkina Faso, os “Tubarões Azuis”, nome pelo que é conhecida a selecção de Cabo Verde, precisarão do mesmo resultado para garantir a qualificação.

À entrada da quinta e penúltima jornada, o Burquina Faso, já qualificado, lidera o Grupo B, com 10 pontos, seguido de Cabo Verde, com sete, ao passo que Eswatini e Togo partilham o terceiro posto com dois pontos cada.

De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do CAN’2023, a ser disputada de 23 de Junho a 23 de Julho de 2024 na Costa do Marfim, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.

O CAN’2023 vai contar com a participação de 24 selecções africanas.

Cabo Verde tenta a sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021 nos Camarões.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.