Académica do Mindelo vencedor da Taça de Cabo Verde 

17/06/2023 19:44 - Modificado em 17/06/2023 21:34

Académica do Mindelo venceu Barreirense por 1-0 e conquistou a Taça de Cabo Verde, na final disputada, este sábado, 17 de junho, em São Vicente. Ivan do Barreirense foi o autor do auto-golo que deu o título à equipa de São Vicente, que conquistou o troféu pela primeira vez na sua história.

A final foi disputada no Estádio Municipal Adérito Sena, colocou frente a frente a Académica do Mindelo e o Barreirense do Maio. A equipa do Maio, foi a primeira a criar perigo, logo aos 9 minutos. A Miká respondeu por três vezes. Primeiro por Gogol, para uma grande defesa do guarda-redes Estrela. De Seguida, na sequência de um pontapé de canto, Ay atira ao lado. 

Txukim aos 25 minutos, com espaço rematou para cima da baliza do Barreirense.

Com o jogo equilibrado, a Académica do Mindelo, quis fazer valer o estatuto de favorito, ia tentando criar espaços, explorando a velocidade dos laterais, Lela e Larry, mas o Barreirense conseguiu corresponder bem as investidas dos campeões nacionais.

Contudo aos 39 minutos, infelicidade para a equipa treinada por Fernando Graça. Após uma tentativa de atraso ao seu guarda-redes, Ivan mete a bola dentro da sua própria baliza e coloca os “estudantes” na frente do marcador. Com o golo a equipa de Rui Alberto Leite saiu para o intervalo em vantagem.

Na segunda parte, o Barreirense entrou com novo fôlego e, por várias vezes esteve à procura da igualdade, mas não conseguiu contrariar a organização da “Miká”, que também falhou várias oportunidades. O mais flagrante por parte de Gogol aos 82 minutos. O avançado, frente a frente com o guarda-redes, teve nos pés o 2-0, mas acabou por desperdiçar a oportunidade, atirando a bola para fora.

Final da partida e o auto-golo de Ivan garantiu o troféu ao atual campeão nacional, na sua primeira final da competição.

Wy do Barreirense foi o melhor marcador da prova.
Dário Monteiro da Académica do Mindelo o melhor jogador da final.

Rui Alberto Leite que assumiu a equipa este ano consegue o seu segundo troféu desta temporada ao serviço da Académica ao Mindelo. Vencedor da Taça de São Vicente, terceiro lugar no regional e a Taça de Cabo Verde. A equipa da Académica, encontra-se nas meias finais do campeonato nacional de futebol. 

A Taça de Cabo Verde é o principal torneio eliminatório do futebol masculino de Cabo Verde.

A primeira edição foi disputada em 1982, e foi conquistado pelo CS Mindelense. Voltou a ser disputada apenas em 2007, teve uma paragem de três anos e regressou em 2010. Em 2011 não houve Taça de Cabo Verde. Voltou a ser disputado em 2012 e depois esteve parado por cinco épocas. Regressou em 2018.

A 6ª edição da prova foi disputada em 2018 e o Sporting da Praia venceu o único título. A 7ª temporada em 2019 foi conquistada pela pelo UD Santo Crucifixo da ilha de Santo Antão. O Travadores venceu a edição 2022, após a pandemia da Covid-19.

 A Taça Cabo Verde, segunda maior competição a nível do futebol no país, arrancou a 6 de Maio, e terminou, hoje 17 de junho.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.