Durante o discurso na sessão solene de comemoração do dia do Município do Sal, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca fez referência a uma “grande mazela que vem afectando o país”: o alcoolismo. E diz que não é razoável continuar a contemplar a degradação dessa situação sem uma reacção forte, à altura dos riscos sociais e familiares que lhe são inerentes.
“Sabemos que as condições socais desfavoráveis facilitam o consumo abusivo de álcool e de outras drogas, mas temos necessidade de adoptar medidas de política permanentes que objectivem a prevenção, o tratamento e a reinserção das pessoas e famílias que padecem desse mal”, sublinha o Presidente.
Para Jorge Carlos Fonseca, é urgente adoptar medidas que vão “da educação à fiscalização da produção e da distribuição de bebidas alcoólicas, passando pelo reforço da capacidade de tratar e reinserir”.
O álcool é considerado um mal social. “Não podemos continuar a agir como se ignorássemos que as famílias gastam com o álcool mais recursos do que gastam com a saúde e metade do que gastam com a educação”, ressalta Jorge Carlos Fonseca. E acrescenta que grande parte da violência que preocupa de modo particular está intimamente ligado ao uso abusivo do álcool e de drogas
Jorge Carlos Fonseca lança um apelo: “Apelo ao Governo, às autoridades municipais e a todos os actores sociais no sentido de, juntos, darmos as mãos na concretização de medidas adequadas capazes de controlar esses autênticos flagelos sociais”.
Só demagogia.
No entanto continuam com publicidades a estimular o consumo de bebidas alcoólicas.
Este nosso Cabo Verde escolheu a aposta no entretenimento e este é feito sob signo de álcool . Vejam os números de festivais realizados por ano. Não há verba nos municípios para formar o seu pessoal ( que não é considerado investimentos) , mas há para festivais….não há patrocinadores para financiar estudos , pesquisas, mas há para festivais, que são regados com bebidas alcoólicas. O exemplo mais gritante é o caso da festa de S.Felipe para o próximo ano, que vai ser financiado por uma empresa..
senhor president em vez de falar do alcool ao drogas que as pessoas comsume tambem tens que falar da seguranca que o pais nao tem que e uma vergonha os tags por todos cantos do pais assaltar as pessoas e ninguem anda livre apartir das sete da noite isto que voce tem que ver.