Cabo Verde celebra o Dia Mundial dos Oceanos e reafirma compromisso com a preservação marinha

8/06/2023 19:24 - Modificado em 8/06/2023 19:24


O ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, destacou o compromisso do país insular com a proteção dos mares e oceanos e ressaltou que o país é “signatário de todas as convenções internacionais” de preservação marinha e que o país se engaja fortemente em seu desenvolvimento sustentável.

Em mensagem alusiva ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, ministro Abraão Vicente afirmou Cabo Verde tem 99,3% de razões para celebrar os mares, os oceanos”.

“Cabo Verde fez uma forte declaração na Cimeira Internacional em Lisboa no ano passado. E Cabo Verde garante que através das suas políticas públicas, através do Ministério do Mar e a sua instalação a nível internacional é sem dúvida um país que respeita os direitos dos oceanos e se engaja fortemente no seu desenvolvimento”, destacou.

O governante acredita que Cabo Verde, como um pequeno estado insular, mas com uma “grande extensão oceânica”, tem buscado fortalecer sua economia azul e desenvolver um plano de criação de infraestruturas de apoio às pescas, aos portos, à segurança marítima e à pesquisa científica. Por meio dessas ações, o país se destaca como uma nação comprometida com a preservação dos oceanos.

O ministro Abraão Vicente acrescentou: “É neste sentido que dentro do lema ‘As marés estão a mudar’ que Cabo Verde celebra com um conjunto de atividades neste dia internacional dos oceanos, com vista a passar às populações e às comunidades uma maior consciência da necessidade de preservarmos os oceanos, de amarmos os oceanos e de desenvolvermos atividades que constituam a sua verdadeira preservação”.

Dentre as ações promovidas por Cabo Verde estão os desportos náuticos, a preservação e a reposição dos ecossistemas, a pesca sustentável, a reposição de espécies em extinção, a proteção de espécies como os tubarões e outras ameaçadas, além da limpeza das praias e uma maior conscientização junto às comunidades pesqueiras e às cidades litorâneas sobre a importância da economia azul e da preservação dos oceanos para um desenvolvimento sustentável.

O ministro ressaltou ainda o engajamento de Cabo Verde nos discursos e ações promovidos pelas Nações Unidas e pelos Estados Africanos, com o objetivo de colocar os oceanos na agenda internacional e garantir um planeta que continue produzindo mais oxigênio a partir dos mares e oceanos para as futuras gerações.

Com as celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, Cabo Verde reafirma seu compromisso em proteger e preservar os preciosos recursos marinhos, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.