Boa Vista: Primeiro-Ministro inaugura obras do Forte Duque de Bragança

7/06/2023 15:15 - Modificado em 7/06/2023 15:15


As obras de reabilitação e musealização do Forte Duque de Bragança, localizado no Ilhéu de Sal Rei, na ilha da Boa Vista serão inauguradas esta quarta-feira, num investimento de 4.208.997 milhões de escudos cabo-verdianos e que tem como objetivo principal a “consolidação dos restos arquitetónicos e a preservação do patrimônio histórico e cultural”.

Conforme o Ministério da Cultura, o Forte Duque de Bragança é um importante marco histórico localizado na ilha da Boa Vista. O investimento total para a realização dessas intervenções foi de 4.208.997 milhões de escudos cabo-verdianos, que segundo o ministério visa a “consolidação e a preservação dos restos arquitetónicos do forte”, com o objetivo de impedir a contínua degradação observada ao longo do tempo.

De acordo com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, as obras de reabilitação contaram com o cofinanciamento da Direção Nacional do Ambiente, por meio do programa da Bio-Tur, com o financiamento do PNUD, no valor de três milhões, quinhentos e oito mil e novecentos e vinte e sete escudos (3.508.927$00).

O valor global do investimento foi de quatro milhões, duzentos e oito mil, novecentos e vinte e sete escudos (4.208.927$00).

O Forte Duque de Bragança, construído no século XIX por volta de 1820, tinha o propósito de proteger a ilha da Boa Vista de ataques de piratas e corsários, devido à sua relevância na exportação de produtos como sal, pastel, algodão, gado, cal e cerâmica.

Com localização estratégica, o forte faz fronteira com a baía do porto de Sal Rei e possui uma posição dominante sobre esse trecho da costa.

“O Governo de Cabo Verde tem trabalhado em estreita colaboração com as câmaras municipais para dotar as ilhas e os municípios e vai permitir a valorização, mas também dotar a ilha de mais um espaço de visitação dos turistas e dos nacionais”, referiu o MCIC.

Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, as obras foram coordenadas pelo IPC – Instituto do Património Cultural, demonstrando o comprometimento do governo com a preservação e a promoção do patrimônio cultural cabo-verdiano.

“A reabilitação e musealização do Forte Duque de Bragança é um passo importante para a valorização do patrimônio histórico e cultural de Cabo Verde. Além de preservar um marco histórico, estamos criando mais um espaço de visitação para turistas e nacionais, fortalecendo o potencial do turismo cultural na ilha da Boa Vista”, afirmou o ministério.

No dia seguinte, 08 de junho, quinta-feira, às 11H00, o Chefe do Governo inaugura o Museu de Arqueologia da Boa Vista. Esta nova infraestrutura é resultado de um investimento significativo de 15.800.00 milhões de escudos cabo-verdianos.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.