IEFP disponibiliza 177 vagas de estágios profissionais para os jovens

29/03/2023 19:01 - Modificado em 29/03/2023 19:01

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem disponível cerca de 177 vagas para estágios profissionais para jovens com formação profissional e ensino superior, em diferentes áreas do saber.

A Informação foi avançada à Inforpress pelo presidente do Conselho de Administração do IEFP, Paulo Santos, indicando que as candidaturas podem ser feitas através da plataforma PEPE (Plataforma de Gestão dos Estágios Profissionais e Empresariais (www.pepe.iefp.cv) para os jovens que já estão inscritos no IEFP.

As empresas interessadas que queiram se inscrever para lançar as ofertas de estágios podem fazê-lo mediante o registo na plataforma e criar um termo de referência e só depois lançar as ofertas.

Segundo Paulo Santos, estão disponíveis estágios profissionais em diferentes áreas, designadamente, Engenharia, Marketing e Comunicação, Atendimento ao Público, Técnico de Multimédia e Design, Assistente Administrativo, Gestão Comercial e Empreendedorismo, entre outras.

A mesma fonte precisou ainda que o IEFP comparticipa até seis meses, com um montante de 15 mil escudos para remunerar esses jovens no período dos estágios e que a empresa cobre a outra parte, a partir de cinco mil escudos, recebendo os formandos mensalmente cerca de 20 mil escudos.

Mas, conforme explicou, existem empresas que comparticipam com um montante acima do referido, mas existem outras também que muitas vezes não pagam nada, segundo o relato de alguns jovens, contou o PCD do IEFP.

Por isso, o responsável alertou que as empresas, quer sejam públicas ou privadas, “têm a obrigação” de comparticipar com a remuneração, cumprindo assim a sua responsabilidade social.

O presidente directivo do IEFP fez saber ainda que esta instituição dá mais ênfase às empresas privadas, no que se refere ao contrato dos jovens para os estágios profissionais, justificando que estas é que mais contratam os jovens depois do período do estágio

Paulo Santos explicou que desde 2019, o IEFP tem estado a colocar, por ano, acima de 2000 jovens em estágios profissionais, através da plataforma PEPE, além de forma directa, em que os centros de emprego e formação profissional também colocam esses jovens nas empresas.

“As empresas já lançaram na plataforma PEPE cerca de 2263 ofertas de estágios profissionais por área de formação, com maior destaque, nos últimos cinco anos, nas áreas de administração e gestão, hotelaria, restauração e turismo, secretariado, contabilidade e auditoria, marketing e publicidade”, indicou.

Para além de engenharia, fazem parte da oferta formativa do IEFP cursos de Economia e Electricidade.

Questionado sobre a taxa de empregabilidade destes estágios profissionais, Paulo Santos avançou que neste programa a taxa de empregabilidade ronda a volta de 70%.

E em relação às perspectivas futuras, a mesma fonte referiu que o objectivo é continuar com esses vários programas que compõem as políticas activas do emprego, que visam a inserção no mercado de trabalho por via de estágios profissionais e formação profissional, além de apostar também na inserção dos desempregados de longa duração e na promoção do auto-emprego através do empreendedorismo, considerando que a perspectiva é “boa”.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.