Primeiro-Ministro garante que apresentação pública do relatório sobre a morte dos seis recém-nascidos no Hospital Baptista de Sousa será conhecido na próxima semana 

2/06/2023 17:42 - Modificado em 2/06/2023 17:43

Durante a cerimónia de tomada de posse do novo Conselho de Administração do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, na manhã desta sexta-feira, 02 de junho, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o relatório do inquérito sobre a morte dos seis bebês será apresentado publicamente, na próxima semana, pela equipa encarregada da investigação.

O chefe do executivo cabo-verdiano, garantiu que que o processo de responsabilização será desencadeado após a divulgação do relatório. No entanto, enfatizou que “responsabilização não significa necessariamente culpabilização”, mas sim, um mecanismo para que o sistema cresça e melhore. O governante destacou a importância de assegurar permanentemente a confiança nas relações com os usuários e a confiança na tensão hospitalar.

“O Hospital Baptista de Sousa tem que ser e parecer como uma instituição de confiança para as pessoas. Se já é, tem que ser mais e melhor”, afirmou o chefe do governo que apontou  a confiança como um dos setores críticos no setor da saúde e destacou a necessidade de apurar e investigar casos e situações menos favoráveis para que sejam tomadas as devidas decisões, mantendo a instituição como um todo confiável.

Por seu lado, a ministra da saúde, Filomena Gonçalves, destacou o papel imprescindível do hospital como instituição de referência em Cabo Verde. A governante enfatizou os ganhos alcançados até o momento, graças às medidas e decisões assertivas implementadas, que tornaram o HBS “um hospital cada vez mais responsivo, humanizado e resiliente aos desafios”.

A ministra mencionou a implementação de novos serviços e medidas terapêuticas, tanto clínicas quanto assistenciais, bem como ações de cunho social. Além disso, ressaltou os investimentos realizados em infraestrutura, equipamentos clínico-hospitalares e administrativos, além do reforço na contratação, formação e capacitação dos recursos humanos em diversas áreas.

A apresentação pública do relatório sobre a morte dos seis bebês promete trazer mais transparência ao caso e reforçar a busca por melhorias no sistema de saúde de Cabo Verde. Assunto este que tem sido uma grande preocupação para a população da ilha que aguarda por resultados.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.