Hoje, em comemoração ao Dia Internacional da Criança, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, divulgou uma mensagem que ressalta a importância de proteger e garantir um futuro brilhante para todas as crianças do país. O líder cabo-verdiano destacou a responsabilidade coletiva em assegurar que cada criança tenha a oportunidade de se desenvolver plenamente, em um ambiente saudável e seguro.
“Hoje celebramos o Dia Internacional da Criança, uma data especial que nos convoca a refletir sobre a nossa responsabilidade de garantir o melhor futuro possível para as nossas crianças”, afirmou o Primeiro-Ministro na página da sua rede social facebook.
Na sua mensagem, o Primeiro-Ministro expressou o reconhecimento de que as crianças representam a esperança e o maior tesouro do país e destacou que é por meio delas que se constrói uma “sociedade mais justa, humana e consciente”, além de serem “a expressão mais pura da capacidade de sonhar, criar e amar da sociedade cabo-verdiana”.
Ulisses Correia e Silva ressaltou o direito de cada criança crescer em um ambiente saudável, seguro e amoroso, e enfatizou a importância da colaboração entre pais, encarregados de educação, educadores, líderes religiosos, membros de ONGs e de associações para cumprir essa missão.
O Primeiro-Ministro salientou também o compromisso do governo cabo-verdiano em combater qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes. Medidas fortes e eficazes foram implementadas para prevenir e combater a violência sexual, garantindo proteção e apoio às vítimas.
O chefe do executivo reafirmou a determinação de erradicar essa prática e criar um ambiente seguro para todas as crianças crescerem.
Em sua mensagem, o governante cabo-verdiano conclamou todos os cidadãos a se unirem nessa missão. “Neste dia, peço a todos os cabo-verdianos que se unam nesta missão. Devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir que todas as nossas crianças tenham a oportunidade de brilhar. Cada sorriso, cada gargalhada, cada sonho realizado é um testemunho do nosso sucesso enquanto nação. Celebremos, portanto, este Dia Internacional da Criança com a alegria e o amor que as nossas crianças merecem”, sublinhou, destacando que a nossa dedicação e o nosso amor por elas são “o melhor investimento que podemos fazer”.
AC – Estagiária