O Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, já dispõe de um novo Conselho de Administração, integrado por cinco técnicos. Helena Rebelo Rodrigues, que ocupava o cargo de coordenadora da Unidade de Apoio à Implementação de Cidades Saudáveis de Cabo Verde, directora do hospital, vai presidir ao conselho.
O Governo de Cabo Verde nomeou novos membros do Conselho de Administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa, que segundo o Despacho de nomeação visa imprimir condições para o bom funcionamento daquele estabelecimento de saúde.
A médica Nair Chantre Lucas, primeira vogal, vai ocupar o cargo de diretora clínica, a enfermeira Vera Lúcia Monteiro, segundo vogal, será a enfermeira superintendente.
Aristides Ramos passa a assumir o cargo de Administrador e Paulo Freire, quarto vogal não Administrativo.
O despacho entrou em vigor na terça-feira, 30 de Maio e na sexta-feira, o nova organica do hospital toma posse.
A nomeação do novo Conselho da Administração acontece depois das denúncias ligadas à morte de sete bebés no serviço de Neonatalogia do Hospital no início deste mês de Maio.
Após a denúncia, o Ministério da Saúde anunciou a nomeação de uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Agostinho Neto, da cidade da Praia, e da Direcção Nacional da Saúde para um inquérito e que deve apresentar um relatório até o fim deste mês.
Em Fevereiro, a directora do Serviço de Neonatologia do HBS, Cátia Costa, confirmou também a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês de Janeiro, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.
A cerimônia de posse tem lugar nesta sexta-feira, 02 de junho de 2023, pelas 11h00, no anfiteatro do Hospital Dr. Baptista de Sousa, em São Vicente e será presidida pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva.