Os Municípios do Tarrafal e Constância definiram a possibilidade de uma cooperação entre si e apontaram a formação profissional como uma prioridade a breve prazo. Essa possibilidade foi definida pelos dois Presidentes de Câmara durante um encontro ocorrido na sede da autarquia portuguesa.
A presidente do Município de Constância, Júlia Amorim, recebeu o seu homólogo de Cabo Verde com quem discutiu cenários de cooperação. “Podemos sempre estreitar a nossa relação”, sugeriu aquela autarca logo no início da reunião, em Constância.
José Freitas de Brito acolheu com confiança a disponibilidade manifestada pela sua colega e, juntos, identificaram a formação profissional como prioridade absoluta. Agricultura, restauração, serviço de mesa e bar, são algumas das valências deste Município que podem servir o Tarrafal que vai agora avaliar possibilidades de já no próximo ano lectivo enviar formandos para esta região.
Constância tem uma escola profissional com larga experiência nas áreas já referidas e vai oferecer possibilidades de formação ao Município do Tarrafal. A ideia é enviar jovens com o 9º ano de escolaridade que aqui podem completar o 12º ano e conseguir uma formação técnica e profissional, observou o autarca do Tarrafal.
Na companhia da Presidente Júlia Amorim, o Edil José Freitas de Brito teve ocasião de visitar a escola profissional, dialogou com o corpo directivo da escola e recebeu informações valiosas sobre a qualidade dessa instituição. “É uma boa oportunidade que se abre”, estimou.
Para além deste aspecto já identificado, Constância e Tarrafal vão trabalhar noutras áreas de futura cooperação, uma possibilidade que pode passar por acordos tripartidos com outras instituições nessa região. De Constância, o autarca do Tarrafal seguiu para Santarém prosseguindo a sua agenda em Portugal, onde os edis falaram sobre a possibilidade de acertarem acordos, antes de assinarem uma geminação.