Uma das grandes reclamações dos grupos do Carnaval é a questão do financiamento que chega em cima da hora. Mas o que o Ministro da Cultura Mário Lúcio anunciou no Mindelo durante o acto solene dos 135 anos da elevação a cidade que o “financiamento para o Carnaval 2015 estará disponível a partir do mês de Junho”. Isto porque segundo o Ministro, há uma necessidade de uma descriminação positiva do Carnaval do Mindelo. E na sua óptica, se o Carnaval do Mindelo for bom, influenciará o Carnaval das outras ilhas.
E, por isso, diz que as linhas de crédito estarão disponíveis através do Banco da Cultura tanto para os grupos como para a própria Câmara Municipal, “de forma que esta possa responder atempadamente aos que demandarem pela sua comparticipação”.
E com esta medida, anuncia também a disponibilização de edifícios do Estado para a actividade criativa do Carnaval. Entre estes edifícios, está o Clube Náutico, a cedência temporária da Antiga Esquadra da Polícia, a cessão da antiga oficina do Mestre Kunk. E acrescenta que estas medidas são uma acção conjunta entre o Governo, a Câmara e a sociedade civil onde “o elemento social é a confiança”.
Gostaria de avisar a Câmara para tomar medidas com o cruzeiros do norte por causa da lixarada que deixam todos os anos a céu aberto para depois são os incomodados que vão limpa-los. Se isto também faz parte da cultura do carnaval, para já o ambiente agradeceria em tanto que eles falam do ambiente. Ou esta palavra tem significado é só na altura do carnaval para impressionar.