
Dois indivíduos indiciados por tráfico de droga ficaram em prisão preventiva, na sequência de uma operação da Polícia Judiciária realizada em Achadinha de Baixo, no quadro do combate ao tráfico interno de estupefacientes.
Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a Polícia Judiciária informa que a operação foi conduzida pela Direção Central de Investigação Criminal (DCIC), através da Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), tendo decorrido na tarde de sexta-feira, 19 de dezembro.
A ação policial culminou na detenção, em flagrante delito, de dois suspeitos — um homem e uma mulher — com idades compreendidas entre os 32 e os 44 anos. Segundo a PJ, ambos estão fortemente indiciados da prática de um crime de tráfico de droga de alto risco, bem como de um crime de conversão e dissimulação de bens e valores.
De acordo com o comunicado, as detenções ocorreram no âmbito do cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliária, promovidos pelo Ministério Público e emitidos pelo Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca da Praia, no seguimento de diligências investigativas em curso dirigidas aos agora detidos.
Durante a operação, as autoridades apreenderam 403,329 gramas de cannabis, onze doses individuais de cocaína prontas para comercialização, bem como diversos saquetes de plástico utilizados no acondicionamento de produtos estupefacientes.
Foram igualmente apreendidos 130.403 escudos cabo-verdianos em numerário, uma soqueira, vários telemóveis, artefactos em ouro e outros objetos considerados de relevante interesse probatório para o processo.
Os suspeitos foram presentes às autoridades judiciárias competentes para o primeiro interrogatório judicial, tendo o Tribunal da Comarca da Praia decretado, para ambos, a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.
Os detidos irão aguardar os próximos trâmites processuais na Cadeia Civil de São Martinho.
A Polícia Judiciária acrescenta ainda que as investigações prosseguem, no sentido de apurar a eventual existência de outros envolvidos e o alcance da atividade criminosa em causa.