NN sabe que a maioria dos médicos do Hospital Baptista de Sousa estão contra a indigitação de Vanda St’Aubyn para substituir Jorge Tiene na direcção do Hospital Baptista de Sousa. O nome foi apresentado pela ministra da Saúde, Cristina Fontes, mas contou com a forte oposição da maioria do corpo médico do Hospital Baptista de Sousa.
NN sabe que da parte dos médicos o que está em questão é “ que não faz sentido a ministra ir buscar alguém de fora e que não está por dentro dos problemas que afectam o hospital “. Lembram dos problemas criados com a nomeação de Jorge Tiene que também veio de “fora”.
NN apurou que os trabalhadores que estão contra a nomeação proposta pela ministra já fizeram saber a ministra que “ não aceitam o nome indicado e que “ defendem que o novo director do HBS deve ser um médico que trabalha no Hospital”.
Para esta semana está prevista mais uma reunião onde “ sairá uma posição clara que deverá ser enviada a Ministra da Saúde. Mas tudo indica que estamos na iminência de um “braço de ferro “ entre o pessoal do HBS e Cristina Fontes, visto que esta não parece na disposição de modificar a sua escolha. Só que o degradar das relações entre a maioria da classe médica do HBS e a ministra pode ter consequências no funcionamento dessa estrutura hospitalar “ numa altura em que muitos defendem que preciso alguém da casa para pôr a casa em ordem”
Senhora Ministra, pelo que eu sei de democracia e de opinioes contrarias ela nao tolera,sempre vai contra as opinioes dos outros e a revelia faz o que ela quer.
Estou de acordo com a classe medica e oxala que o HBS venha a ter um Director que todos nos da saude almejamos. Se a Ministra fosse democrata estaria pelo menos a ajudar o Nando Moeda na campanha… Viva Democracia!
Seja feita,não é de estranhar se temos uma ministra que é ignorante em matéria de saúde e ter uma opção desta é mais uma leviandade da ministra.Agora cabe aos médicos não aceitarem porque pelo amor de Deus porque de certeza essa srª Vanda vai dar muita dor de cabeça e que vós médicos e enfermeiros vão passar péssimos bocados e muito pior que o sr.Tiene pelo menos esse é mais humilde do que srª Vanda pensem muito bem meus caros.Dentro do hospital tem gente capaz de exercer a função de director.
São notícias como estas que nos fazem esmorecer, parar e reflectir se VALE A PENA CONTINUAR A DAR O NOSSOVOTO DE CONFIANÇA AO PIACV, PARTIDO QUE TROUXEMOS SEMPRE NO CORAÇÃO E QUE TEMOS APOIADO ATÉ AGORA.
SANTO DEUS! É DE BRADAR AOS CÉUS!!!!
DE ENTRE OS MUITOS MÉDICOS COMPETENTES DE QUEM NOS ORGULHAMOS DE TER NO NOSSO HOSPITAL, CONHECEDORES DOS PROBLEMAS DA CASA; NÃO HÁ QUEM ASSUMA A DIRECÇÃO DO HBS PARA DESEMPENHAR COM ZELO E COMPETÊNCIA ESSA FUNÇÃO?
ATENÇÃO, MEUS SENHORES….MUITA ATENÇÃO!
Casta de ideia estapafúrdia é esta?!?! Vanda St. Aubyn, vulgo Vanda Loira??!?! Só com a bênção da Filomena Martins ela conseguiria tal indicação… Uma gaja b ….que só consegui formar-se há cerca de um ano e tal, cheia das manias, fraca elasticidade mental… pose de gente chic e nada mais. Consegui um diploma sabe-se la a troco do que e agora quer ser directora do HBS?! Será uma testado de incompetência passada aos quadros da casa. Fazem muito bem em não aceitar.
Esta posição dos médicos de contra a nomeção da Sra. Vanda St´Aubyn espero não ter nada a ver com a pessoa, e como diz aqui o texto, querem uma pessoa da casa para colocar ordem na própria casa, ou será para manter as prevaricações??? Eu no lugar da Sra. Vanda St´Aubyn não aceitaria o cargo, já que nesse ambiente não estão criadas as condições para o sucesso da sua função, e a maioria dos médicos estão contra. SRA VANDA NÃO ENTRE NESSE NINHO DE COBRAS, EU SEI QUE ÉS UMA PESSOA INTELIGENTE.
Diz-se por aí que Vanda foi despedida do BAI em S.Vicente, por incompetência e por ser intratável e conflituosa com subordinados e clientes.
COISAS DO EDUÍNO. NADA MAIS.
Também pudera!!!!! Com aquela Ministra cheia de arrogancia e espirito de padrinhagem!!! Com saude não se brinca….. A Vanda que tome um posição……..senão, sofrem os utentes do HBS.
Só em Cabo Verde que médcios fazem gestão hospitalar, quando essa missão pode ser assegurada por gestores especialistas na matéria..reclama-se tanto da falta de médicos…!!! é para exercerem cargos de gestão??
cada macaco no seu galho…respeitando a capacidade de cada um…!!!
Bela panelinha, cozinhada pelas comadres!!! indicada pela poderosa Filomena Martins e aceite pela Ministra. Ninguém merece tamanha incompetente, que esteve mais de 4 anos na prateleira do BCA, Os médicos devem manter-se firmes na sua posição e não se deixarem intimidar.
GENTE DE PARTIDO S.VICENTE TA KABODE NA NADA ATE QUANDO VAMOS AGUENTAR ISTO CAMARADAS BOYS FOR THE JOB
Estou de acordo que não é preciso um médico para ser Director do HBS, mas também ir buscar fora do Ministério? O que vão fazer com os Srs Paulo (assomada), Miguel (HAN) e outros. Será que são todos incompetentes? Então porque continuar a envia-los para formação? Ou será para te-los no arquivo morto do MS como outros tantos? Se têm em casa para quê ir buscar fora? Porque será? Todos no MS são uma corja de incompetentes. A começar pela idiota da DGPOG.
Vergonha, meu Deus! até que ponto de loucura chegou a nossa dignissima Ministra. vanda lora ora vanda S. Aubyn, não tem nem competência para lavar o chão do Palácio do Povo quanto mais administrar um Hospital como o nosso HBS,” à Soncent largod na mon d`bediu” agora sim agora, loreta te bem sentá pel”, essa vergonha não deveria nem ser colocado nesse Jornal.
Emprego BOM…..BOM,…, BOM …. JÁ´..JÁ .Nós os outros é que somos otários. É só ser amiga de Filomena Martins e é BOM,BOM BOM, JÁJÁ´JÁ
PREPAREM UMA MACA !!!
SANTO DEUS, AINDA POR CIMA ELA É LOIRA.
CABO VERDE (SV) NOS ULTIMOS TEMPOS TRANSFORMOU-SE NUM CIRCO.
SOU LICENCIADA EM DIREITO E ESTOU SEM TRABALHO. SERIA O CUMULO EU ACEITASSE O LUGAR EM CAUSA.
DJOB PA CAMARADAS KA TA FALTÁ.
É UMA AUTENTICA VERGONHA NACIONAL. E O Z.MARIA DIZ Q ESTAMOS NUM BOM CAMINHO.
O que a classe média do HBS está a fazer é o que todos os caboverdeanos, independentemente da cor política, deviam fazer: zelar, a todo o custo, para que a coisa pública seja gerida pelas pessoas certas. O nome avançado pela Sra. Ministra não reune concenso pelo simples facto de que, não obstante desconhecer o sector, tal como o Tiene desconhecia, todos sabemos que por onde ela passou, a gestão deixou muito a desejar. Assim sendo, a escolha ideal seria um técnico com conhecimentos na área de polO que a classe média do HBS está a fazer é o que todos os caboverdeanos, independentemente da cor política, deviam fazer: zelar, a todo o custo, para que a coisa pública seja gerida pelas pessoas certas. O nome avançado pela Sra. Ministra não reune concenso pelo simples facto de que, não obstante desconhecer o sector, tal como o Tiene desconhecia, todos sabemos que por onde ela passou, a gestão deixou muito a desejar. Assim sendo, a escolha ideal seria um técnico com conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, ou seja, um tecnólogo em Gestão Hospitalar, e em último caso, um médico com um MBA em Gestão Hospitalar. Se queremos ser eficientes, a escolha dos gestores capacitados é o 1º passo.
O que a classe média do HBS está a fazer é o que todos os caboverdeanos, independentemente da cor política, deviam fazer: zelar, a todo o custo, para que a coisa pública seja gerida pelas pessoas certas. O nome avançado pela Sra. Ministra não reune concenso pelo simples facto de que, não obstante desconhecer o sector, tal como o Tiene desconhecia, todos sabemos que por onde ela passou, a gestão deixou muito a desejar. Assim sendo, a escolha ideal seria um técnico com conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, ou seja, um tecnólogo em Gestão Hospitalar, e em último caso, um médico com um MBA em Gestão Hospitalar. Se queremos ser eficientes, a escolha dos gestores capacitados é o 1º passo.
Em vez de fazer um braço de ferro com os médicos do hospital, a Sra. Ministra deve optar pelo diálogo. Querer impôr a sua ordem a força só levará a problemas no Baptista de Sousa. É a capacidade de diálogo, de compreensão e democracia é que fazem os grandes líderes. Os líderes autocráticos nunca tiveram sucesso em lado nenhum. Por isso Sra. Ministra, dialogue. A Vanda não deve aceitar o cargo pois vê-se que ela não é bem vinda.
A meu ver, tem que ser alguém com formação em Gestão Hospitalar e, não necessáriamente, um Médico…esse é preciso exercer a função pela qual o povo necessita e não, sentado numa Secretaria…
Acho giro exigir um medico com formação em gestão. Mas a Ministra escolhe pessoas de fora que nem gestores são ou foram. Ver o que se. Passa na Praia.
Pa mim cà tem problema em assumi o cargo, e pa màs djame tem experiensa em gestào, como por ex. o Hotel Foya Branca! Bezote contà mami pa ssumi a gestào do nosso ospital..