São Vicente: Festival Internacional de Poesia de regresso para potenciar a leitura e a criação poética

24/05/2023 17:23 - Modificado em 24/05/2023 17:40

 A ilha de São Vicente recebe de 25 a 27 de maio, a terceira edição do “Txon-poesia”, Festival Internacional de Poesia e Poética do Mindelo. e homenageia a escritora e poetisa cabo-verdiana Vera Duarte.

O Festival Internacional de Poesia e Poética do Mindelo começa com a abertura do Stand do Livro, na Galeria Zero Point Art, e vai apresentar uma selecção de editoras e autores de poesia e diversos géneros literários.

Em entrevista ao Noticias do Norte o curador do “TXhon-Poesia”, José Pinto,, explicou que ideia levar esta influencia poética cabo-verdiana de dentro para fora. E um dos pontos altos é a homenagem Vera Duarte, a “primeira poetisa reconhecida na literatura cabo-verdiana e uma das vozes sonantes” do continente africano, reconhecida por críticos de renome, estudada em várias universidades e distinguida com prémios internacionais, de entre eles o Prémio Tchicaya U Tam’si de Poesia Africana”.

José Pinto diz que o festival, prepara-se para relançar as obras que marcaram os 30 anos de carreira da escritora e lançamento de duas obras inéditas da autora. “Vai ser um regresso com toda a força, após a pandemia do Covid-19 que parou as actividades do festival”, referiu José Pinto.

O responsável afirma que as duas edições anteriores justificam a continuidade do evento. “Sentimos que a palavra poética foi conseguindo contagiar os mindelenses, sanvincentinos e cabo-verdianos naturalmente, e quem vem de fora para cá participar no festival”.

José pinto diz que tem estes anos de pausa, serviram para reavaliar os objectivos e perceber, efectivamente, como afinar algumas coisas, e também perceber se as pessoas sentiam falta, ou não de ter os momentos de partilha dos poemas.

“O evento serve também para promover jovens poetas. Vamos abrir a candidatura durante o festival para os poetas não publicados e autores não publicados em Cabo Verde ou na diáspora e ao mesmo tempo, damos espaço para outras facetas deste festival, que é o Spoken Word” explica.

Logo, acredita que esta terceira edição do “Txhon-Poesia” está sendo bem recebida, já que é espaço criada para a liberdade poética, liberdade literária e de expressão. Além de que promoveram o concurso Poetas para o Ano Novo (2017 e 2019) para publicação de poetas inéditos em Cabo Verde.

E ainda foi editado “A txon”, uma revista de poesia e poética, enquanto arquivo online de partilha entre poetas angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, galegos, guineenses, moçambicanos, portugueses e santomenses.

No dia da abertura do festival, dia 25, no Zero Point Art haverá duas mesas redondas, sendo a primeira sobre “Poética da paisagem: Identificação, pertença e transculturalidade”, com António Alberto Alves, Grace Ribeiro e José Miguel Pires e a outra sobre o tema “A boca no ouvido de alguém: corpo – identidade – língua”, que aborda a antologia de poesia em língua portuguesa, com apresentação de Tiago Alves Costa.

Do programa consta ainda uma exposição audiovisual denominada “Enraizar, entre Mindelo e Torre de Moncorvo”, junto com a instalação “Imergir na paisagem para resgatar raízes”, de Grace Ribeiro, e a exibição do filme “Fumo”, de José Miguel Pires.

Na sexta-feira, à tarde, será realizada a conversa “Activismo, género e descolonização”, com Celeste Fortes e Raquel Lima, depois “Conversa fiod: A palavra na ponta dos dedos” e “roteiro poético” com a apresentação da revista de poesia e poética “txon” e apresentação do livro Ingenuidade, Inocência, Ignorância”, com performance poética de Raquel Lima.

No sábado, de manhã, haverá “Caminhada poética por Mindelo”, com curadoria de Irlando Ferreira e leitura das cartas de Andreia Tavares de Sousa, António de Névada, Filinto Elísio, Irlando Ferreira, José Oliveira Pinto, Márcia C. Brito, Mário Loff e Vasco Martins.

À tarde, acontece o “Viva Vera Duarte” para homenagear os 30 anos de percurso literário da autora, com relançamento de livros e de duas obras inéditas.

Para o encerramento do “txon-poesia” 2023 está previsto o “Spoken Word Mindelo #21”.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.