O grupo teatral Craq’Otchod está a preparar a sua viagem a Portugal para participar no Festival teatral em Sintra. O grupo representado por dois elementos, Renato Lopes e Edilson Fortes, apresenta a peça “esquizofrenia”.
Esse convite surgiu com a assinatura de um protocolo entre o grupo teatral cabo-verdiano Craq’Otchod e o grupo teatral português “Chão de Oliva”.
Edilson Fortes, dramaturgo, acompanhante de violoncelo e actor, explica que “esquizofrenia é a doença do século XXI” e que há muitos jovens com depressão a sofrer silenciosamente. Para ele, está na hora de se ter uma melhor noção sobre essa doença. “O texto é muito filosofal”, acrescenta Edilson.
O intérprete do grupo, Renato Lopes diz que a peça foi lançada em 2011, mas “a peça está tendo transformações incríveis, muita evolução”. Para Renato Lopes, a peça tem muita expressão corporal, por isso, os espectadores têm de ler e ouvir com o corpo.
O NN sabe que o grupo tem muitos convites internacionais e também nacionais.
Edilson Fortes está confiante e diz que o trabalho é super interessante, enquanto que Renato Lopes, espera conseguir adaptar-se com o espaço que vai ser diferente e que, “espero que corra tudo bem, vamos dar o nosso máximo para representar Cabo Verde. Para os dois actores, o importante é representar Cabo Verde.
É de realçar que o Festival de periferia de Sintra começa no dia 4 de Março até 17 de Março. O grupo Craq’Otchod apresenta a peça teatral Esquizofrenia no dia 15 de Março.