O Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte organiza a partir de segunda-feira, 22, no Mindelo, uma semana direccionada à Africa com diversas actividades para ajudar na consciencialização de pertença ao continente, avançou hoje o director de Carnaval.
Nuno Costa explicou à Inforpress que, depois da primeira experiência feita no ano passado para somente assinalar o Dia de África, 25 de Maio, agora decidiram estender as actividades por mais dias, no caso de 22 a 28.
A ideia, segundo a mesma fonte, é incutir nas pessoas o costume de comemorar o dia do continente africano, uma efeméride que, considerou, tem passado um tanto ou quanto despercebida em Cabo Verde, em geral, e São Vicente, em particular.
“Queremos também estimular o sentimento de pertença ao continente que alguns cabo-verdianos negam, mas, da qual devemos ter muito orgulho porque África, apesar de muitos problemas de guerras, invasões, ainda continua sendo um continente muito rico em todos os aspectos”, sublinhou Nuno Costa.
Do programa, que terá como palco a zona do grupo, Cruz de João Évora, consta exibição de filmes e documentários relacionados com o tema, uma exposição de figuras expoentes africanos.
Mais ainda, têm em agenda a realização de um jantar beneficente, no dia 23, e ainda palestras, no dia 25, tendo como um dos oradores o presidente da plataforma da comunidade de outros países de África residentes no Mindelo.
O dia 27 será o ponto alto da comemoração, com a organização de uma feira de artesanato e gastronomia e ainda um show com grupos carnavalescos, Edson Oliveira, danças tradicionais de diversos países africanos, cuja entrada, explicou Nuno Costa, é um quilo de alimento que vai ser revertido a favor dos lares de idosos da ilha, do Centro de Criança com Vulnerabilidades Especiais e de uma organização da zona, a “4C – Cada Criston Ce Cimbron”, que, segundo Nuno Costa, tem ajudado várias famílias.
O último dia, 28, é reservado às crianças, com insufláveis, jogos, palestras e contos com o tema África.
O director de Carnaval do grupo disse que pretendem tornar essa comemoração como uma programação anual para valorizar mais o continente do qual Cabo Verde faz parte.
LN/HF
Inforpress/Fim