
A ginasta cabo-verdiana Márcia Alves Lopes está entre as mais de 300 atletas que participam no 41.º Campeonato do Mundo de Ginástica Rítmica, que decorre de 20 a 24 de agosto, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, Brasil.
O evento reúne ginastas de cerca de 80 países, todas em busca de um dos nove títulos mundiais em disputa ao longo de cinco dias de competição. Além de consagrar as novas campeãs mundiais, esta edição marca também o início do caminho para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e serve de adaptação ao novo código de pontuação.
Márcia Lopes não é estreante no cenário internacional. Em 2019, competiu no Campeonato do Mundo, onde terminou em 110.º lugar no concurso geral, durante a fase de qualificação. No ano seguinte, brilhou nos Campeonatos Africanos, em Sharm el-Sheikh, Egito, alcançando o 11.º lugar no concurso geral, com um total de 35.150 pontos.
Nesse mesmo campeonato, destacou-se nas finais por aparelhos, conquistando o 6.º lugar em bola, 8.º em maças e 7.º em fita.
Mais recentemente, em maio deste ano, a atleta representou Cabo Verde no 19.º Campeonato Africano de Ginástica Rítmica, realizado no Cairo, Egito.