O pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, recebeu hoje o 29º torneio denominado “Patinho Feio” que contou com a participação de cerca de 150 ginastas.
Realizado pela Associação Regional de Ginástica Santiago Sul (ARGSS), em parceria com a Câmara Municipal da Praia, o torneio decorre no âmbito das festividades do Dia do Município da Praia.
À Inforpress, a presidente da ARGSS, Patrícia Reis, avançou que o torneio tem como objectivo proporcionar às crianças de 2 a 11 anos de idade um espaço de exibição e de partilha dos seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
O torneio dispõe de dois momentos, o do período da manhã cujo carácter é motivacional e o período da tarde é mais competitivo, em que os treinadores vão observar os potenciais talentos para participação em campeonatos nacionais e a nível da África, e todos os participantes recebem uma medalha.
“Na parte de cedo temos quase 100 meninas e na parte de tarde aproximadamente uns 50, ou seja, quase 150 participantes”, disse Patrícia Reis, para quem o torneio visa, igualmente, prestigiar os atletas mais novos das quatro categorias a apresentar: Traquinas, Minis, Esperanças e Pré-júnior.
Por outro lado, revelou que um dos grandes desafios da Associação é a falta de instalações próprias para treinar as crianças, sendo ainda que a ginástica tem vertentes como a rítmica que é “muito trabalhosa”.
“Ginástica rítmica é muito trabalhoso porque lidamos não só com o corpo e também com um aparelho, então toda a coordenação exige muita concentração e disciplina e isso nas crianças desta camada é muito complicado e um perigo para os adolescentes”, explicou aquela responsável.
A nível da região Santiago Sul, salientou Patrícia Reis, a ginástica segue “muito bem” tendo em conta que neste momento há três modalidades implementadas, rítmica, aeróbica e acrobática.
“Estamos a atentar desenvolvê-los, a evoluir e melhor já enviamos nossos campeões para representar Cabo Verde no exterior, isso é um ganho e agora tentamos incentivar mais clubes para que tenhamos uma região mais robusta com mais atletas”, enfatizou.
TC/ZS
Inforpress/Fim