O deputado do MPD, António Jorge Delgado, indiciado de um crime de calúnia e difamação, através de uma queixa-crime do diplomata, Silvino da Luz, requereu uma Audiência Contraditória Preliminar. Silvino recorreu ao Ministério Público porque o deputado o envolveu num esquema de tráfico de droga e compra de votos na segunda-volta das eleições presidenciais realizadas no dia 21 de Agosto 2011.
Segundo os dados do processo , no dia das eleições, por volta do meio-dia, António Jorge Delgado foi ao Departamento da Polícia Judiciária do Mindelo denunciar a chegada a São Vicente de um avião privado, em que viajavam o ex ministro dos negócios estrangeiro, ex Embaixador de Cabo Verde em Angola, Silvino da Luz e uma comitiva angolana chefiada pelo ex-ministro angolano das Obras Públicas, Higino Carneiro . E que o avião vinha carregado de droga e dinheiro destinado à “compra de votos”.
Mas devida as condições atmosféricas e de baixa visibilidade na ilha de São Vicente, por autorização dos serviços de aviação civil o avião foi transferido para ilha do Sal. Nesta a ilha o avião e os seus ocupantes foram revistados e ficou comprovado que não havia nem dinheiro , nem droga . Mas sim uma comitiva da qual faziam parte Silvino da Luz e Higino Carneiro e que se deslocava a países da costa ocidental africana numa missão empresarial.
Assim as denúncias avançados à PJ por António Jorge Delgado não se confirmaram . E o diplomata, Silvino da Luz devido a gravidade da acusação que envolveu figuras de um estado amigo , recorreu ao Tribunal para que perante a Justiça, o deputado apresente provas do ” avião angolano carregado de droga e dinheiro para comprar votos”
Contestação
E para contestar factos que constam da acusação de calúnia e difamação movida contra a sua pessoa, António Jorge Delgado, arguido do processo solicitou a ACP. Isto é, que sejam realizadas um conjunto de diligências, cuja consequência seja a não sujeição do processo a julgamento.
A Audiência Contraditória Preliminar realiza-se 10 Fevereiro no Primeiro Juízo Crime da Comarca de São Vicente.
Averiguações
Depois de solicitar a ACP, o António Jorge Delgado vai apresentar-se na audiência com o objectivo de alegar fundamentos de defesa cuja consequência seja a não sujeição do processo a julgamento, com base na queixa-crime movida por Silvino da Luz.
O NN sabe que durante a ACP vai haver vários momentos que passam pela inquirição do arguido, ofendido, das testemunhas, a apresentação de factos por parte da defesa de António Jorge Delgado para fazer cair a acusação e uma fase de discussão oral. Depois, cabe ao juiz que orienta o processo decidir se há factos para passar para a fase de julgamento ou arquivar o processo.
Eu confiu na justiça dessa terra, mas quando há envolvencia de alguém desse tipo que num crime desse pode ser defendido por Cralos Veiga aí não sei não
Está claro que o aviao veio mesmo. Destinava-se a S. Vicente. Foi desviado para Sal, nao por causa da situacao atmosférica mas sim por causa da denuncia. O Aviao tinha sim dinheiro. Pergum que eu respondo que revistou o aviao, de que modo foi feito e quem eram os ocupantes do aviao. O Silvino é uma máquina de fraude, tal qual o Nuias, o Filu e companhia Lda. Atencao Sr. Procudaor e Sr. Juíz.
Tagarelam , levantam calúnias e quando chegar o momento de se provar xuxam e borram a calça toda, ainda por cima é um de(puta)do da Nação. Vergonha Nacional esses vermes do MPDl!!!!!!!!!!!
Há homens que não têm coragem de assumirem os seus erros e procurem argumentar os factos malignos através de procedimentos ilicitos. Tenha coragem homem e enfrenta o tribunal, não esconde debaixo da mesa, pois já sabias de antemão que não havia drogas e nem dineheiro, difamar alguém é um acto puramente condenável.
nhos dexa de usa sigla/abreviaturas na noticias. tem tcheu alguém que ta lé jornal, que ka sabe significado de ques abreviaturas la.
é pena qui ainda tem pessoas qui ta dexado levado por partidarizaçã.o
senhor paxenxa, senhor hilario, é pena nos pensamento medíocre em relação a verdade?
senhor deputado fazi um denuncia’ cabe a justiça sabi se é verdade ou nau? é ca mi cu bo e outros . qui debi pensa ma tal pessoa só pamodi e pertence um partido que é igual a todos. abo e anhoz é qui partido? dos honesto? ou dos confusionista.
a ditados como: djidos de pexe tudo sabi nada? quenha qui djunta cu porco ta comé farelo?
Viajei no dia das eleições para a Praia só à noite porque durante todo o dia o aeroporto esteve encerrado devido às condições climatéricas .O Sr Jorge Santos que estava impaciente para regressar à Praia até protagonizou um episódio contra a TACV.Também só pode viajar à noite o candidato INOCENCIO.Portanto pseudo PN estás a mentir com todos os dentes.Deves ser daqueles que têm culpa no cartório,que inventam,difamam,ultrajam e depois escondem-se debaixo da cama ou sob falsas identidades.
O povo já não engole essas historietas a que certos políticos lançam mao para justificar as suas derrotas.Opovo já não quer engolir a irresponsabilidade de quem por inerência de funções devia ser reponsável e não abandonar-se ao populismo barato.O povo aprendeu a respeitar os seus bons filhos e não há campanha difamatória que o detenha.Vergonha !