
Os Correios de Cabo Verde inauguraram oficialmente, a nova loja da empresa em São Vicente, numa cerimónia marcada por anúncios ambiciosos sobre o futuro da empresa pública mais antiga do país, que celebra este ano 176 anos de existência.
Durante o evento, que contou com a presença do Ministro do Mar, do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, da Presidente da Assembleia Municipal e de outras entidades locais e nacionais, o Presidente do Conselho de Administração dos Correios, expressou satisfação pela concretização do projeto, enaltecendo a paciência e colaboração de todos os envolvidos, desde funcionários, parceiros comerciais até aos vizinhos do edifício.
“Esta foi, a nível nacional, a agência que mais tempo levou a ser remodelada, mas o resultado valeu a pena. Mindelo exigiu mais, como é seu direito, e respondemos à altura”, afirmou Isidoro Gomes.
A remodelação da loja insere-se no projeto de modernização da rede comercial dos Correios, que já reabilitou 21 agências em todo o arquipélago. Em São Vicente, este processo incluiu ainda a renovação das lojas de Monte Sossego, Alto São Pedro e Ribeira Bote, bem como a instalação de um centro de logística e tratamento postal na zona do Chã de Cemitério.
Segundo o PCA, a aposta da empresa em tornar-se um operador logístico multisserviços, alinhado com práticas internacionais. Isidoro Gomes destacou a importância estratégica do centro de distribuição em São Vicente, numa altura em que a ilha reforça a sua posição no mapa económico nacional com a recente inauguração do Terminal de Cruzeiros.
No seu discurso, o Gomes anunciou ainda que os Correios já operam em mercados internacionais, nomeadamente na Europa e Ásia, com planos de expansão para os Estados Unidos ainda este ano, em parceria com a Atlantic Ship. A nova marca “Transite” será a plataforma dedicada à logística de cargas e pequenos envios internacionais.
No domínio da inovação, foi apresentado o sistema de Lockers inteligentes, que permitirá aos clientes levantarem as suas encomendas 24 horas por dia, sem filas e sem contacto direto com funcionários. Este serviço visa adaptar a empresa às novas dinâmicas do comércio eletrónico e promover maior autonomia aos consumidores.
O PCA revelou que a empresa já liquidou dívidas, gera rendimentos próprios e distribui dividendos ao Estado. Com base nesses resultados, a administração anunciou melhorias salariais para os trabalhadores, incluindo a introdução de um 15.º mês com base em desempenho e reclassificações funcionais.
“Os trabalhadores são a alma dos Correios. É graças a eles que estamos a conseguir reinventar a empresa. Vamos implementar um novo sistema de avaliação de desempenho e valorizá-los como merecem”, garantiu.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, enalteceu o papel histórico e estratégico dos Correios de Cabo Verde, elogiando os investimentos feitos na ilha e apelando à continuidade da modernização em curso:
“Apesar dos avanços tecnológicos, os Correios continuam essenciais à vida das famílias, empresas e instituições. São Vicente agradece este investimento e espera continuar a contar com o vosso empenho.”
NN