O caso ocorreu na localidade de Monte Sossego, ilha de São Vicente, na residência da vítima, Maria Francisca Silva. A mulher de 43 anos, que exercia a função de cabeleireira foi atacada no interior do seu salão de beleza pelo ex companheiro, Augusto. Munido de uma faca, o homem agrediu Maria com vários golpes na região do coração, tórax e nas costelas, o que acabou por lhe provocar a morte.
O Corpo de Bombeiros foi accionado para conduzir a vítima, que ainda se encontrava com vida ao chegar no Hospital Baptista Sousa. Mas segundo o que apuramos Maria Francisca não resistiu aos ferimentos provocados pelos golpes de faca e acabou por falecer nos Cuidados Intensivos do Banco de Urgência. A Polícia Judiciária esteve na casa onde ocorreu o caso a realizar perícias, de modo a apurar em que circunstâncias ocorreu o homicídio.
O autor da morte da cidadã Maria Francisca, Augusto, que trabalha como condutor na Promoção Social de São Vicente entregou-se a Policia Nacional por volta das duas horas da madrugada.
De acordo com familiares, o relacionamento de Maria Francisca e o ex companheiro Augusto tinha terminado. Isto, depois de Maria ter sido agredida e ter levado o caso para Tribunal. O ex casal aguardava a decisão do Tribunal, mas o ex companheiro não aceitava o fim do relacionamento e insistia no reatamento.
Perante a rejeição de Maria, o ex companheiro passou a ameaça-la de morte. A última ameaça ocorreu na tarde de quarta-feira, 15, por volta das 16 horas. Segundo um familiar “Augusto foi à porta da residência da ex companheira lhe avisar que pretendia matar-lhe. Foi então que esta pediu apoio da Polícia na Esquadra de Monte Sossego. Os dois estiveram nessa Esquadra para resolver o problema e Augusto foi aconselhado a não importunar a ex companheira”.
O ex casal deixou a Esquadra de Monte Sossego depois das 18 horas. Augusto seguiu em direcção a sua residência, nas imediações do clube Cantareira e Maria Francisca regressou ao seu salão de beleza, uma vez que tinha uma cliente a sua espera. A Polícia Nacional accionou o serviço de Piquete, no sentido de averiguar se a mulher se encontrava em segurança na residência.
“Porém por volta das 19 horas, ao aperceber que a Polícia tinha deixado o local, Augusto munido de uma faca, arrombou a porta de entrada da casa e do salão de beleza, onde se encontrava Maria, acompanhada de uma cliente e de uma conhecida. O ex companheiro desferiu entre quatro a sete golpes, em regiões do corpo de Maria, de entre eles o tórax, o coração e nas costelas”.
Imaginem se não fosse funcionário da promoção social. Este não deve sair da cadeia nunca mais. Que se faça Justiça
Este individuo devia ser apresentado ao tribunal por crime de vbg, este graduado devia ser responsabilizado por este homicido por falta de profissonalismo, já é altura da polícia ser responsabilizado por falta técnica e por negligência
Concordo plenamente com o senhor Mário Gomes como é
possível, isto é mais uma morte que poderia ser evitado, quando é
que a Policia Nacional vão levar ameaças de Morte a serio pq uma
pessoa que faz uma ameaça de morte a outra e mm depois de ela
apresentar queixa a Policia está pessoa 1 hora depois é colocada em
liberdade para que ela possa colocar a sua ameça em pratica, a
Policia tem que ser responsabilizado ja que não conseguiram
garantir a segurança dessa senhora .
nha amiga ainda um ke tita kerdita se bo larga gente essim
RIP em paz
Cadê a foto desse bandido?????? Queremos ver a sua
cara!!!
um tava conche maria desde salao dona lisete excelente
cabeleileira rapariga viva, com vontade de lutar ,de viver, e de
vencer, tava gosta de estob bem arrumada e penas q es interrompeb
bo vida ca ta da pa credita triste 43 on um abraco grande de
consolo pa romario
meus pesamos ao meu amiguinho Rodjer e ao Romario, e a dona
Maria minha amiga que conheci no primeiro ano do curso um descanso
em paz, eu trabalhava frente a frente sua casa em monte sossego de
dizer que essa mulher era uma pessoa amiga meiga carinhosa e amiga
de todos esse monstro tem de pegar prisão perpetua
E AGORA??? ESSE DESGRAÇADO INUTIL DESTRUIU A VIDA DESSA
SENHORA K É MÃE COM FILHO A ESTUDAR NO EXTERIOR E VÃO APENAS
COLOCÁ-LO NA CADEIA PARA SER ALIMENTADO COM O DINHEIRO DOS
CONTRIBUINTES E DAKI HA UNS ANOS SAI POR BOM COMPORTAMENTO???? K
RAIO DE JUSTIÇA É ESSA? ISSO É QUE É DIREITOS HUMANOS???
Parece que a Lei VBG não está a ser aplicada com a
celeridade que o caso impõe e que servira de base da sua criação. É
para aplicar-se de forma célere antes que seja tarde demais. Porquê
tanta espera por uma decisão? Para ter-se este desfecho e a decisão
já de nada ou quase nada valer? E a frieza deste monstro? Este deve
levar a pena máxima.
Agora vai ficar no hotel Ribeirinha, e nos vamos ter que
sustentá-lo, com direito ate a psicólogo.
que tristeza meu deus.como é que o augusto, um jovem que
conheço a tantos anos,brincalhão , de trato facil e amigo das
pessoas conseguiu fazer uma loucura dessa.coitada dessa mulher.é
preciso a policia e a lei serem mais eficazes no combate a vbg pq
se ele tivesse sido preso logo na primeira agressão não teria
acontecia tal desgraça.descanse em paz e lamento, sou tua amiga
augusto,mais a justiça tem de ser feita e tens que pagar pelo teu
crime.ESTOU MUITO TRISTE!!!!!
Onde está a polícia da esquadra de Monte Sossego, tb andam
embriagados e não fazem patrulhas e somos mal atendidos, ´e isso
que dá o atendimento é péssimo com cheiro de merdom
Grande negligencia da PN, Podiam ter evitado este caso com
um pouco mais de profissionalismo. Tinham de levar mais a serio
essas ameaças e encaminhar o homem frustrado a um psicolego…
enfim nao se passa nada como sempre.
Nem acredito num absurdo desse que
tristeza…lamentavel
um catava conche es senhora ma es li e um barbaridade . es
psoa deve fka prese tud tempe dse vida , porá pao e agua purkue
ninguém katem direite tra ninguém se vida . e lamentável , nhas
condolências la pa familia
Caro jornalista, deveria se informar corretamente e recolher todas as informações antes de publicar um artigo. O autor do crime não se entregou a Polícia Nacional como o Sr. noticiou. O homicida foi detido no interior de uma residência, pelo Grupo de Operações Tácticas da Policia Judiciária, por volta das 01h30 da madrugada, numa operação “relâmpago e sigilosa” que contou com a preciosa ajuda da Polícia Nacional.
Como sempre aquela falhinha que criminosos sabem que damos.Na minha opinião prevenção não foi a melhor e se calhar própria intervenção que deixava polícia convencida de que algo não iria ocorrer,pior ainda morte de uma pessoa que momentos antes tinha socorrido à entidade que lida com questões de segurança e prevenção da criminalidade.Pois,se polícia teve dúvidas ao ponto de mandar piquete para ver se nada poderia acontecer,é porque sua intervençao devia ser junto do poder judicial, mas em fim.
Realmente a policia podia ter feito melhor, francamente, agora espero que façam justiça, já que com a vida desta mulher já não podem fazer nada! Tristeza!
É nestes momentos que se questiona o verdadeiro papel da polícia. Pelas 16 horas Maria apresentou queixa á polícia, porque o Augusto a ameaçara de morte, e as 19 horas já estava morta, brutalmente assassina por Augusto. Então para quê é que precisamos de polícias? para quê?, para quê?…
SINCERAMENT ess e um vergonha pq se ela k criss nada ma el,el tava parti pa ot agora tra se vida bem mas precioso k gent tem k t justifica sess separaçao –
mao pessada pe ess rapaz
bia,nha amiga,descanse em paz,mas bo k tava merece um morte assim!!!estou bastante triste. mas que destino paciencia.
nao compredo como uma pessoa faz denuincia q é ameaçada de morte,e as autoridades judiçiaras nao fazem nada com o sujeito, se tivessem tomados medidas drasticas, talvez isso nao teria acontecido, essa justiça so leva à essentivar os crimes em cv, mt fraca o systèma judiciario! conhecia essa senhora mae de 2 filhos, Reposa em paz Maria, à justiça divina tarda mais nunca falha
fiquei chocado ,com esta noticia , os relacionamentos de hoje em dia estão muito complicados , num relacionamento nunca poderá haver ciumes insegurança ,ou outra coisa negativa, hoje em dia relacionamentos deste tipo acabo assim em tragedia ,infelizmente acabou por ter um fim trágico . Minhas sinceras condulencia para a familia
É triste oia mas 1 alma partir, por causa de VBG e por incompetência das autoridades competentes… RIP Maria
Que DOR, meu Deus. Que sofrimente para os filhos, familiares e amigos. Que as mãos de Deus alivie essa dor sem dimensão. Que a justiça Divina seja IMPLACÁVEL sobre esse monstro.
Descansa em Paz Amiga. Força à familia. Coragem Romário.
Este bandido e mais um dos varios MONSTROS que infelizmente fazem parte da nossa sociedade. A policia precisa ser responsabilizada. Ha dias uma rapariga ao sair da escola foi ameacada de morte com uma faca apontada ao pescoco, apresentou queixa a policia de SV esta nao fez nada e a coitada vive agora aflita com medo de andar na rua porque continua sendo perseguida por esse outro MONSTRO.
E assim vai-se vivendo pelas ruas de Mindelo.
Kung Bronk
Crime bárbaro e violento!!!! Augusto Lima, com perfil no facebook: https://www.facebook.com/?ref=logo#!/augusto.lima.35977?fref=ts
Meus caros amigos enquanto nos nâo creemos que é importante para ser humano que nos fomos criados par nos amarmos uns aux autros que devemos aplicar essa regra en todos momentos lutar para vencer o inimigo de amar que é o odio que do proprio Sàtanas e os seus démonios que JESUS-CRISTO! nos disse que temos que resistir o mal que au resistir o Mal o mal fugira de nos. Porque todo ser humano é tentado pelo Diabo e os seus démonios.Se a pessoa nâo resistir é o que dâ e justiça nâo traza nada.
es policia e tud uns incompetentes manera ke e possivel… e pa responsablizas tud pa uke contce pq vida de cada um e importante na sociedade… triste
A policia de Mindelo e de Cabo Verde no geral acabou de dar provas de incompetencia… como isso é possivel? Porque não prenderam logo o Sr. que consoante disse o Jornalista já era conhecido da esquadra de Monte Sossego…que mais provas de psicopatia queriam os policias? È uma area que exige formação superior para que começam a enxergar um palmo longe do nariz! A morte foi provocada pelas autoridades… medidas deveriam ser tomadas atempadamente, cortando o mal pelo raiz! Que lástima! E a Lei VBG ?
Que tristeza ela era um ser maravilhosa meus pesemo a toda familia bia descansa em paz …que a justica seja feita
AUGUSTO LIMA SEU ASSASINO MEU DEUS PQ QUE NÃO DÃO PENA DE MORTE PARA ESSE DEMONIO CRUEL PORQUE?ELE MERECE APODRECER NA CADEIA PARA SEMPRE MONSTRO
JA É TEMPO DE PRISAO PERPETUA OU PENA DE MORTE EM CABO VERDE PORQUE CABO VERDE TA A FICAR UMA TERRA PARA ASASINOS
NINGEM E DE NINGEM NINGEM TEM O DIREITO DE MATAR JA E TEMPO DOS HOMENS DEIXAR DE SER INGNORANTES A MUITOS MULHERES NU MUNDO PROCURA OUTRA E DEIXA A OUTRA VIVER EM PAZ
que tristeza!!!
Ja li na alguns comentários que querem acusar a Policia, mas eu acho que é de mau fé. se o homem quer praticar o crime não é a Policia que o limita de o fazer. Se o Ag deu voz de Detenção para não praticar o crime alguns acusa-o de abuso de autoridade,isso e alguma lacuna da lei que quem de direito tende de o corrigir . As vezes são coisas que começa de uma maneira e termina de outra. Mesmo que o individuo era detido por crime de V.B.G , se ELE queria praticar o crime , qdo ele regressava do tro
Se o comando já tivesse tomado medidas com os policiais que não estão a cumprir com os seus deveres, isto não teria acontecido, em vez de estar a fazer fretes, mestre de obras e corrupçaõ como o subchefe Mota e a trabalhar para favorzinhos, isto não teria acontecido.
Espero que o Sr. Alcides da Luz irá pôr ordem na neste comando, principalmente os que estão violando o estatuto, Dionísio taxista, Morgadim condutor de táxi especial sem licença e mestre de obras, Zé Fortes, Tuim condutor de juvita, Subchefe, Mota Corrupto muito mais.
Mais uma triste noticia que à gente nao esperava mais uma pesos morte ne nha zona que policia nao fiche nada pra evitar esta terivel disgraca nao fizerao nada pra morte do meu tio espéro que fazem justisa pra esta senhora e pra toda à familia . Dzote pegale Dzote matele tamben demone de infere
Prisao perpetua .ninguem tem direito de tirar a vida de uma pessoa quando nao esta a dar nao da e pronto .sinceramente
descança em paz ,que a terra seja leve ,a justiça sera feita
Credo Meu Deus..que mundo é este? Descanse em paz e força e coragem aos filhos.
Mais uma estrela a brilhar por vós..
Meu deus,ao ler essa noticica faz-me grande tristeza .Cabo Verde,ja deu provas .ali nao tem justica.as policias ou seja as autoridades nesse Pais,sao incompetentes para saber salvanguardarem as pessoas na via publica e nas suas residencias.que grande vergonha.apresenta os meus sentimentos pesamos a familia em geral.
Por mais incrivel que pareça, ja estava esperando que culpassem a Polícia, como é da praxe. A culpa nunca morre solteira. Mas antes de culparem a policia, deveriam procurar informaçoes fidedígnas sobre o caso. Esta senhora, por variadíssimas vezes foi aconcelhada pela Polícia a apresentar denúncias contra o ex companheiro, em virtude de quase sempre, a Policia nao o encontrava no local. Pergunto. Quantas vezes apresentou denuncia??? Ninguem quer perder alguns minutos para resolverem (cont)
assuntos de seu interesse. Para que saibam, a polícia só faz a detençao, quando há flagrante delito ou presunçao de flagrante delito, cabendo à pessoa (vítima) apresentar denuncia. E para que saibam, no primeiro momento que a policia foi accionada, nao havia crime, segundo o relato da vitima, dai terem sido conduzidos à esquadra para aconselhamento. no segundo momento, o agresor ja nao se encontrava no local. E a terceira vez, o assaninato ja se sucedera. Portanto nao falem sem terem (cont)
informaçoes fidedignas. Consultem as leis vigentes no páis e em vez de culparem a policia, na altura das eleiçoes, em vez de baterem palmas aos politicos, tirarem beneficios das campanhas eleitorais, EXIGEM QUE ELES CRIEM LEIS MAIS JUSTAS, RÍGIDAS E QUE DEVOLVEM ALGUM PODER (SAUDÁVEL) À POLICIA. As minhas sentidas condolências à familia enlutada.
Pois esse gajo, tinha tudo de bom, carro, vida boa. E depois que essa mordomia acabou foi assassinar brutalmento essa mulher, mãe trabalhadeira, amiga dos seus amigos. Sentimentos pesâmes aos familiares.
pena de morte ..
para ke este abusos acaba ten ke ser pena de morte
se do ne piedade
e uma falta de respeito enorme un ser umano a kerer viver
e ven alguem sen escrupulo e tirar a vida
“Em nome da verdade”,acha que a polícia está sendo julguda mal através dos comentários inseridos neste espaço,mas não consegue esclarecer que um dos principais papeis da polícia consiste na prevenção da criminalidade e não no julgamento de casos. Diz que uma pessoa só pode ser presa em flagrante delito por cometimento de crimes. Mas óh homem ou mulher de Deus!Não sabe o significado daquilo que se diz ser “medidas de polícia?”Convém saber que dessas medidas vem as tais prevenções.Vem depois o MP!
“Em nome da verdade” já pô ded na frida. Parabéns pa bô comentário!!
A todos voces que comentaram esta noticia eu digo, tenham atenção que se o caso tivesse acontecido a outro, o “psicopata” tambem estaria aqui concordando com tudo!
Se a verdade é este vamos parar todos para o mesmo saco, a minha parte estou a fazer todos os dias em todo momento o que peço Jesus de Misericordia que entre nos vossos coraçôes para saberam que a missão que Ele vos deram é defeder os mais fracos que procuram socorro porque é nas vossas mãos que encontramos é não só prender que resolve problema com chamada de atenção de qualquer pessoa p/PN é suficiente para mudar um cidadão um pensameto de matar outro porque os Caboverdeanos desde sempre respeit
Sr. Profissional da PN. Talvez nao tenha entendido o verdadeiro sentido do meu comentário. Meu caro, a policia toma medidas deacordo com os factos do momento. Certo??? Se no momento em que a policia esteve no local nao houve relatos de factos que à luz das leis vigentes no país, configurassem crime, me diz e assim aproveitas para esclarecer a opiniao pública, qual a media de policia que deveria ser tomada. Prevençao??? optimo. Mas como prevenir??? Colocar um Agente à porta da residencia (cont)
da Malograda??? ou um agente seguindo o Augusto. Se realmente és Profissional da PN,deverias saber que isso é impossível. Deveria ser do seu conhecimento, a falta de efectivo, os meios e as politicas de gestao do nosso Comando. Por certo, se és policial, nao és um daqueles que correm a ilha de SV todos os dias, de lés a lés, durante 24h. Talvez tens dormido muito. feito muita ronda particular. Se estas tentando detonar os teus colegas que ocorreram ao local, por motivos que só voce sabe, (cont)
nao fique no anonimato. dê a cara. Ve se cresce e aparece. pare com essa parceria com o noticias do norte, alimentando noticias destorcidas a cerca da PN. Ja sei que em troca, tens noticias em nome proprio neste site. De o seu contributo enquanto policial e como cidadao, mas de forma isenta. A TUA PROMOÇAO E RECONHECIMENTO nao sera por esta via. Acredita que sera pela via do trabalho arduo. Viva a POLICIA NACIONAL
Marco Soares. tenha um pouco de responsabilidade com o que dizes. Olha, pelo menos o TUIM, nao é condutor de juvita. porque primeiro, a viatura nao é do serviço de aluguer. nao faz fretes. ele a usa para seu consumo. o Dionisio nao é taxista. Apenas ele tem um taxi, que é conduzido pelo filho e por outro taxista. Simplismente, de manhanzinha, ele leva o taxi ao condutor de dia, uma vez que este mora distante de R de Juliao. Nao aproveitemos essa oportunidade para manchar o bom nome de inocentes.
Já não adianta mais prendê-lo ele faz ameaça ela denúncia e nada acontece falta de profissionalismo
e una tristeza uma amiga da juventude minha cabeleireira boa pessoa divertida acabada mais uma vez na mao de um desgraçado pela violencia sem tamanho dessa vez vamos confiar na nossa justiça para que ponha um fim nessas barbaridades sinto muito pelos filhos que ela deixou sem vontade propria que deus lhe recebe no seu colo e que proteje os seus filhos. descansa em paz amiga para todo sempre-
esse individuo devia ter pensado melhor antes de cometer uma barbaridade dessas.o que que ele ganhou tirando a vida dessa mulher? pelo contrario .perdeu.espero que a justica seja feita.
CABO VERDE É MUITO PEQUENO, MAS É MUITO GRANDE EM VIOLÊNCIAS COM SANGUE. JÁ É TEMPO DE QUEM DE DIREITO, ENTRAR EM AÇÃO, COM AS MÃOS PESADAS, NO SENTIDO DE MINIMIZAR TAIS OCORRÊNCIAS. NA MINHA OPINIÃO CASOS COM ESTE, O AUTOR MERECE PENA DE MORTE, OU NO MÍNIMO DAS HIPÓTESES PRISÃO PERPETUA..- CABO VERDE JÁ FOI UM PARAÍSO, MAS INFELIZMENTE ……É ISSO QUE TEMOS AGORA. – BASTA DE VIOLÊNCIA
e uma triteza essa pessoa tirou a vida de uma pessoa pour quel rasao quel continua a viver e so pena de morte
e uma tristeza essa pessoa que matou nao tem direite de viver