A central sindical UNTC-CS convocou para o dia 20 de Janeiro uma manifestação em todo o país. Apesar das afirmações do Primeiro-ministro José Maria Neves, de que não há necessidade de manifestação, o presidente da União Sindical de São Vicente, Humberto Fortes, não concorda com o governante e assegura que “vão cumprir” a manifestação do dia 20 de Janeiro. E garante que “há sim, muitos motivos para os trabalhadores se manifestarem”.
Sobre os motivos para a manifestação, estes são muitos. O sindicato não está de acordo com a nova legislação da criação de micro e pequenas empresas, com as propostas de revisão do código laboral, com a demora da entrada em vigor das carreiras dos funcionários públicos do quadro especial, com a falta de aumento salarial e ainda, com os procedimentos que o INPS tem vindo a adoptar para com os segurados.
Sobre as afirmações de Neves de que não há necessidade dos trabalhadores se manifestarem, Fortes afirma:
“É só perguntar a um trabalhador que caso venha a ser despedido, e com a alteração do código laboral que o Governo pretende implementar, se não há razões. Um trabalhador que tem 20, 30 ou 40 anos de serviço e que vier a ser despedido, recebe apenas 120 dias de indemnização. Pergunta a esse trabalhador se não há razões para manifestar”.
“Pergunta aos funcionários da administração pública do quadro especial cujas carreiras ficaram por entrar em vigor em Julho passado e já estamos em Janeiro de 2014. Pergunta se não há razão para a luta”.
Para Neves, este não é o momento de medidas radicais, mas para este líder sindical “radicais são as propostas apresentadas pelo Governo”. Para Humberto, o Governo “quer dar ao patronato armas para despedir facilmente os trabalhadores”. E acrescenta que “querem aumentar o número de horas de trabalho semanal e estão a adoptar um conjunto de medidas prejudiciais aos trabalhadores”.
A UNTC-CS já iniciou os trabalhos no terreno para mobilizar a adesão dos trabalhadores. E sente que a adesão será grande uma vez que “todos já sabem que haverá uma manifestação no dia 20 de Janeiro”.
atenção
MAS NINGUEM PODE TER CARTAZES QUE CRITIQUE DURAMENTE O NOSSO GOVERNO.
VAMOS TODOS POUPAR A ZEMA
Como é que os membros do governo podem reflectir dsta forma?
O problema desta terra é falta de empregos.
Já agora, porque é que há sindicatos que descontam o dinheiro aos trabalhadores e não o entregam ao INPS.
depois é normal quererem que o INPS,pague tudo,dê reformas mesmo quando não haja descontos entregues.
Que fique claro:
-Dos meus descontos ninguém que nada lá pôs irá receber um tusto.
o INPS é para quem lá pôs algo.