Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, novo Papa

9/05/2025 08:08 - Modificado em 9/05/2025 08:08
cmjornal.pt

Leão XIV é o novo Papa. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como sucessor de Francisco na quarta votação do Conclave, na quinta-feira.

Vários países e organizações internacionais já reagiram à eleição do novo líder da Igreja Católica.

União das Misericórdias Portuguesas espera que Leão XIV continue a ser farol da esperança

A União das Misericórdias Portuguesas saudou esta sexta-feira a eleição do papa Leão XIV e acredita que a Igreja Católica continuará a ser um farol de esperança e caridade sob a sua liderança.

Em comunicado, a União das Misericórdias reafirma o seu compromisso de trabalhar em prol dos valores cristãos, promovendo a dignidade humana e a justiça social.

“Que Deus abençoe Sua Santidade e ilumine o seu caminho, fortalecendo-o na missão de guiar o povo de Deus”, refere a União das Misericórdias.

Hamas felicita Leão XIV por eleição como novo Papa e pede que mantenha apoio a Gaza

O grupo islamita palestiniano Hamas felicitou Leão XIV pela eleição como Papa e pediu que mantenha o apoio demonstrado pelo antecessor à Faixa de Gaza.

“Felicitamos Leão XIV pela sua eleição como líder da Igreja Católica e esperamos que ele continue com a atitude do falecido Papa de apoiar os oprimidos e rejeitar o genocídio em Gaza”, disse o grupo, num comunicado divulgado na noite de quinta-feira.

Na nota, o Hamas desejou ao novo Papa sucesso no trabalho da Igreja, num mundo marcado por tragédias e, em especial, pela “brutal agressão sionista” contra Gaza, onde já morreram mais de 52 mil pessoas desde o início da ofensiva israelita, de acordo com um balanço das autoridades sanitárias de Gaza.

China aguarda “diálogo construtivo” com Vaticano após eleição de Leão XIV

A China felicitou esta sexta-feira o novo Papa, Leão XIV, e manifestou esperança de que o Vaticano mantenha uma atitude construtiva no diálogo com Pequim, no contexto de uma relação complexa, mas em processo de aproximação.

“Estendemos as nossas felicitações ao Cardeal Robert Prevost pela sua eleição como novo Papa”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, em conferência de imprensa.

“Esperamos que, sob a sua liderança, o Vaticano continue a manter um diálogo construtivo com a China, a aprofundar a comunicação sobre questões internacionais de interesse comum e a trabalhar em conjunto connosco para promover a melhoria contínua das relações”, acrescentou.

Indonésia felicitou Leão XIV e destacou mensagem sobre a paz

A Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, felicitou esta sexta-feira o novo pontífice da Igreja Católica pela eleição, na quinta-feira, elogiando a mensagem de paz de Robert Prevost no Vaticano.

O ministro indonésio dos Assuntos Religiosos, Nasaruddin Umar, afirmou que a mensagem de paz do Papa Leão XIV no discurso inaugural, após ter sido eleito, é digna de apreço.

“É uma mensagem universal: temos de trabalhar em conjunto para tornar a vida neste mundo mais pacífica no futuro”, afirmou Umar.

Presidente timorense espera que Papa Leão XIV continue missão de Francisco

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse esta sexta-feira que espera que o Papa Leão XIV continue a missão do antecessor e seja capaz de transmitir mensagens com a força e o espírito de Francisco.

“Com a força moral que vem do Papa Francisco, o Papa Leão XIV continuará essa missão para o mundo inteiro”, afirmou Ramos-Horta, numa mensagem em vídeo em tétum, divulgada à imprensa.

Líder filipino pede a Leão XIV que continue a aproximar Igreja dos pobres

O Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., felicitou esta sexta-feira o Papa Leão XIV, cardeal norte-americano eleito novo líder da Igreja Católica, e pediu para que “continue a aproximar” a religião “dos pobres e desfavorecidos”.

“Rezo para que continue a aproximar a Igreja dos pobres e dos desfavorecidos. O povo filipino também reza pela força e boa saúde do novo Papa, enquanto ele guia os fiéis com graça, sabedoria e compaixão”, disse o líder do país em desenvolvimento, a nação com mais católicos na Ásia.

“Que a sua vida e o seu ministério nos inspirem a perseverar na nossa caminhada quotidiana com o nosso Senhor Jesus Cristo”, acrescentou Marcos Jr.

Paquistão felicita o Papa Leão XIV em pleno conflito com a Índia

O primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao Papa Leão XIV, destacando o compromisso do seu país com a busca da paz e da dignidade humana quando está em pleno conflito com a Índia.

“Estendo as minhas mais sinceras felicitações à comunidade católica mundial pela eleição do Papa Leão XIV. Este momento histórico marca um novo capítulo de esperança e inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo”, declarou Shehbaz Sharif na rede social X.

“O Paquistão valoriza os seus laços com o Vaticano e continua empenhado em promover a harmonia inter-religiosa, o respeito mútuo e a nossa busca partilhada pela paz e pela dignidade humana”, afirmou o líder paquistanês.

cmjornal.pt

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.