Especialistas da Polícia de Roterdão (Países Baixos) administram, a partir de segunda-feira, 05, uma formação destinada a magistrados, polícias e investigadores cabo-verdianos, no quadro da cooperação entre Cabo Verde, aquele país europeu e a ONUDC.
A acção formativa especializada em digital forense, análise e investigação digital e policiamento de proximidade decorre de 05 a 09 de Maio, no Centro de Formação da Polícia Judiciária, na Cidadela, Praia, é apoiada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC).
As três entidades cooperam há mais de uma década com o objectivo de reforçar a capacidade das forças policiais e da autoridade judiciária cabo-verdianas no combate à criminalidade organizada, ao tráfico internacional de drogas e à violência urbana.
A iniciativa visa também estreitar a ligação com a diáspora cabo-verdiana na cidade de Roterdão.
Após os resultados alcançados nos ciclos formativos anteriores, realizadas entre 2012-2014 e 2017-2019, o novo ciclo de formação, que decorrerá entre 2024 e 2027, visa responder aos desafios emergentes de segurança metropolitana, como a violência associada a gangues e a protecção portuária, numa altura em que Cabo Verde se afirma como centro logístico relevante na região.
Com esta iniciativa, os organizadores pretendem contribuir para o fortalecimento institucional e melhorar a articulação entre os principais intervenientes do sistema de justiça criminal e segurança do país.
Inforpress/Fim