Preços da oferta turística aumentam 3,7% no primeiro trimestre de 2025

25/04/2025 14:07 - Modificado em 25/04/2025 14:07
@ Elvis Carvalho

 Os preços da oferta turística em Cabo Verde aumentaram 3,7 por cento (%) no primeiro trimestre de 2025, em termos homólogos, representando uma aceleração de 1,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior, segundo dados divulgados pelo INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta evolução reflecte, sobretudo, os aumentos registados nas classes de Hotéis, Cafés e Restaurantes que registaram uma variação homóloga de 3,8%. 

As ilhas do Sal, São Vicente, Santo Antão e Santiago lideraram os aumentos nos preços de alojamento e restauração, com variações de 9,1%, 7,7%, 2,7% e 1,1%, respectivamente. Na ilha da Boa Vista não se registaram alterações nos preços.

Os preços dos serviços de aluguer de viaturas também subiram 0,4%, enquanto os serviços de entretenimento e cultura mantiveram-se inalterados.

Em relação ao mesmo período de 2024, os preços nos restaurantes cresceram 0,7% e nas actividades de cafés, bares e similares houve um aumento de 7,4%.

No segmento de alojamento, destacam-se os aumentos nos aldeamentos turísticos (14,8%) e nos hotéis (4,0%). As pensões e residenciais registaram subidas de 1,6% e 1,0%, respectivamente, enquanto os hotéis-apartamentos tiveram uma ligeira variação positiva de 0,1%. As pousadas mantiveram os preços inalterados.

Já a variação trimestral do Índice de Preços Turísticos (IPT) foi negativa, situando-se em -2,0%, reflectindo a sazonalidade típica do sector.

Este valor representa uma quebra de 5,2 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, quando se tinha verificado uma subida de 3,2%. Em igual período do ano passado, a variação trimestral foi de -3,1%.

Nesta comparação, destacam-se variações positivas nos preços de serviços de alojamento nas residenciais (0,8%), aldeamentos turísticos e pensões (0,2%), enquanto hotéis e hotéis-apartamentos registaram quedas ou estagnação. 

Os hotéis, em particular, observaram uma redução de preços de 3,2%, enquanto os cafés, bares e similares tiveram um aumento ligeiro de 0,1%.

A nível insular, as ilhas da Boa Vista e do Sal apresentaram quedas nos preços turísticos, com variações trimestrais negativas de -3,2% e -1,1%, respectivamente.

Em contrapartida, São Vicente, Santo Antão e Santiago registaram aumentos, influenciando positivamente o movimento do IPT nacional com variações de 2,2%, 1,4% e 0,1%.

O Índice de Preços Turísticos (IPT) tem vindo a ser implementado de forma faseada desde 2016 e cobre, actualmente, cerca de 90% do total da despesa turística, incluindo alojamento, restauração e serviços de entretenimento e cultura.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.