São Vicente: Exposição sobre 25 de Abril dá arranque às festividades do 50.º aniversário da independência

25/04/2025 14:05 - Modificado em 25/04/2025 14:08

A exposição 25 de Abril de 1974,  patente no Centro Cultural do Mindelo, ilha de São Vicente que dá o pontapé de saída para assinalar a data mais importante da história de Cabo Verde, serve conforme a comissão organizadora para mostrar o impacto que o 25 de abril teve na independência do país.

António Lopes da Silva, secretário executivo da Comissão Organizadora 50 anos independência, o fundamental desta exposição, é a celebração dos 50 anos da independência de Cabo Verde. “E 25 de Abril foi um marco importante”, realçou.

Afirma que, se de facto, a luta pela libertação nacional contribuiu para o 25 de Abril, não há dúvida nenhuma que também o 25 de Abril contribuiu para a independência precisamente de Cabo Verde.

“Então, sendo duas datas muito importantes, muito próximas, muito amigas, nós resolvemos fazer esta exposição, que já tinha sido feita na praia, por quatro pessoas da Sociedade Civil, no ano passado, para, fundamentalmente, mostrar que há uma ligação muito boa entre o 25 de Abril e a independência de Cabo Verde. Graças ao 25 de Abril, em pouco tempo Cabo Verde ficou independente”.

E sublinhou que em 1975, muita gente duvidava se Cabo Verde iria dar-se bem depois com a independência. “Não acreditavam. Hoje, o mundo inteiro acredita neste pequeno país que, até certo ponto, é reverenciado por muitos países. E na África é reconhecido, portanto, o trabalho que se fez de um povo todo”.

Para assinalar os 50 anos da Independência de Cabo Verde, o Governo dividiu as comemorações em três momentos. A abertura em São Vicente, o ponto alto no dia 05 de Julho na cidade da Praia e termina em dezembro, na ilha do Sal.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.