Bob Dylan foi acusado de ter proferido comentários racistas contra os cidadãos croatas numa entrevista concedida à revista ‘Rolling Stone’. Tanto o cantor como a publicação vão ter agora de responder em tribunal.
O músico norte-americano, de 72 anos, é acusado de ter comparado os croatas aos nazis, numa entrevista dada em 2012, e o Conselho dos Croatas em França exige um pedido de desculpas.
Na entrevista, o cantor disse que o racismo estava a paralisar os EUA e fez comparações entre a guerra da secessão norte-americana e a “guerra fria” entre a Sérvia e a Croácia.
“Se tens um dono de escravos ou alguém do [Klu Klux] Klan na tua família, os negros sentem-no. Isso manteve-se até hoje. Tal como os judeus sentem sangue nazi e os sérvios conseguem sentir sangue croata”, referiu Bob Dylan.
Foram estas palavras que ditaram o processo contra o cantor. Segundo o jornal ‘The Guardian’, os croatas reagiram a estes comentários. Várias estações de rádio da Croácia deixaram mesmo de passar música de Bob Dylan. Entretanto, a investigação já foi aberta e o tribunal vai agora analisar o caso.
Vlatko Maric, secretário geral do Conselho dos Croatas em França, disse que os comentários do músico incitam ao ódio.
jn.pt