Morre o Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, aos 88 anos em Roma

21/04/2025 13:18 - Modificado em 21/04/2025 13:18
Visita do Papa Francisco a Lampedusa, em 2013, nos primeiros meses do seu pontificado
© Tullio M. Puglia/Getty Images

 Morreu o Papa Francisco nesta segunda, 21 de Abril vítima de doença, na sequência de uma bronquite e uma pneumonia. Com 88 anos de idade, o seu estado de saúde tinha-se degradado. Desde 2022 ele era obrigado a deslocar-se em cadeira de rodas. O seu pontificado durou 12 anos.O antigo arcebispo de Buenos Aires deixou uma imagem de um Papa dos pobres, próximo dos migrantes e do diálogo com outras religiões, mas também um reformador que reforçou os poderes da Cúria. 

Jorge Maria Bergoglio nasceu a 17 de Dezembro de 1936 em Buenos Aires, capital da Argentina, numa família de imigrantes italianos. Antes de se virar para o sacerdócio estudou Química e em 1958 entrou para a Companhia de Jesus, tendo sido ordenado padre em 1969.

Ocupou vários cargos nos jesuítas antes de chegar à chefia da ordem na Argentina em 1973. Em 1992 é nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires, e arcebispo em 1998.

Foi eleito papa a 13 de Março de 2013, optou pelo nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, pelo seu compromisso em prol dos pobres e da simplicidade. Ele foi o primeiro Papa oriundo do hemisfério Sul. O seu pontificado ficou marcado por reformas visando a modernizar a Igreja católica e a torná-la mais inclusiva.

Foi também muito contestado por sectores conservadores em relação às reformas que implementou: a sua autorização de bênçãos a casais homossexuais acabaria por suscitar descontentamento junto de franjas da Igreja em África.

Ilustrou-se na defesa do meio ambiente, tendo, por exemplo, publicado a encíclica alusiva “Laudato si”, apelando à defesa da nossa casa comum.

Procurou lutar também contra os abusos sexuais e privilegiou deslocações em zonas de conflito ou na periferia da Igreja, da ilha italiana de Lampedusa, porta de entrada de muitos migrantes na Europa, ao Iraque.

Sem esquecer o fervor que o rodeou na deslocação a Timor Leste em Setembro de 2024 ou às Jornadas Mundias da Juventude, na capital portuguesa em Agosto de 2023, ou na visita a Moçambique em 2019.

RFI

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.