Os números das ocorrências nacionais sobre a criminalidade em Cabo Verde, divulgados pela RCV, dados apresentados pela Administração Interna, revelam um aumento de ocorrências em todos os tipos de eventos. Os números têm por base o ano de 1996. E em relação ao ano base e ao ano de 2012, houve mais de treze mil ocorrências.
Dos números apresentados verifica-se um aumento no número de casos de abusos sexuais, de 65 casos para 118. O Porto Novo é referenciado como a localidade com maior número de casos. Este tipo de crime tem sido o alvo de combate por parte das autoridades, tanto policiais quanto sociais. Nos últimos tempos têm-se registado nos noticiários novos casos um pouco por todo o país.
As campanhas dos casos têm tido como foco a denúncia por parte das vítimas. Estudos dizem que um dos factores para que muitas vezes este tipo de crime não seja denunciado está relacionado com o facto das vítimas se sentirem “embaraçadas e envergonhadas” para exporem o que lhes aconteceu. Outra dificuldade é que cerca de oitenta por cento dos casos são cometidos por amigos, conhecidos ou familiares.
Espera-se que com a apresentação dos dados haja um desenvolvimento de políticas de segurança interna para a eficiência e a racionalização dos recursos. E acrescenta ainda que os dados da PJ não foram incluídos neste relatório.