O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, defendeu na segunda-feira, 14 abril, durante a sessão solene do dia da Cidade do Mindelo, São Vicente, que assinalou os 146 anos da sua criação, que a erradicação da pobreza se assume como uma prioridade e um desafio, sendo necessário, sustentou, construir mecanismos flexíveis que respondam às demandas da realidade dos diferentes grupos perfis da população pobre.
“A focalização nos mais pobres como segmento prioritário da atenção da política de proteção social não contributiva tem sido uma aposta principalmente com a operacionalização do Cadastro Social Único”, explicou o presidente da edilidade.
Segundo Neves, a visão é de que o crescimento económico é o principal instrumento de combate à pobreza e que a sua redução gradual deve ser sustentável e definitiva, assente nas melhorias de emprego, nas políticas de rendimento e na prosperidade da economia, bem como na sua mais justa distribuição para combater as desigualdades estruturais.
“Temos a obrigação moral, a obrigação ética de combater a pobreza, de colocar todos, mas todos os cabo-verdianos a contribuir e a usufruir da construção da riqueza nacional e da caminhada para o desenvolvimento”.
Neste sentido, garantiu que têm aqui uma missão a ser cumprida. “A missão de construir no presente oportunidades para o futuro e lutar a cada dia para também deixarmos o nosso legado de desenvolvimento social e económico, além da dignidade para as futuras gerações. Parabéns, população mindelense”.
Durante o seu discurso o edil mindelense enalteceu o trabalho daqueles que constroem o dia-a-dia da nossa cidade. “São milhares de trabalhadores e trabalhadoras que, com força do trabalho, do suor e da luta que a vida nos exige, edificam cada tijolo que nos dá o alicerce para transformarmos nossos sonhos em realidade”.
Nisto, garantiu que com muito esforço e investimento, o Poder Público hoje tem-se dedicado a superar os nossos grandes gargalos sociais e estruturais e aos 146 anos de existência é facto que temos uma cidade mais justa e acolhedora, fruto também da coragem e a ousadia de um Governo e de uma Câmara que sabem ouvir a população e entender os problemas que precisam ser resolvidos.
O Dia da Cidade do Mindelo, celebrado a 14 de Abril, foi instituído como feriado municipal, em São Vicente, após a proposta ser aprovada por unanimidade pelos eleitos municipais na 7ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, a 27 de Março 2024
Mindelo assinalou 146 anos da sua criação no dia 14 de Abril.
NN