“Situação nos Estados Unidos tem sido de incertezas e imprevisibilidade para Cabo Verde” – primeiro-ministro

3/04/2025 17:02 - Modificado em 3/04/2025 17:02

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que Cabo Verde tem vindo a acompanhar a situação política e económica nos Estados Unidos com “muita incerteza e imprevisibilidade”.

O governante fez este pronunciamento aos jornalistas ao ser questionado sobre o assunto, à margem da sua participação no evento de lançamento do livro “Literacia financeira em crioulo cabo-verdiano”, realizado no Banco de Cabo Verde.

“São de incertezas e imprevisibilidade, depois, a guerra tarifária, vai sobrar sempre para algum outro sítio. Nós já passamos por períodos de grandes tensões inflacionistas, com o aumento de preços, deterioração do custo de vida, são fatores que não estão sob o nosso controle nem sob o nosso desejo, vamos ver o que é que acontece no dia seguinte”, disse Ulisses Correia e Silva.

No entanto, adiantou que Cabo Verde “não tem relações comerciais intensas” de importação e exportação com os Estados Unidos, e que as tarifas não vão incidir sobre as remessas dos imigrantes.

“Podemos apanhar efeitos indiretos, mas relativamente às remessas, relativamente àquilo que é a nossa comunidade nos Estados Unidos, não temos, pelo menos por agora, razões de preocupação”, declarou Correia e Silva.

O primeiro-ministro disse esperar que esta imprevisibilidade não atinja a comunidade cabo-verdiana, que está “bem conservada” nos Estados Unidos, pelo que diz aguardar pelos próximos tempos.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.