São Nicolau: PR defende “diálogo reforçado” sobre acordo de pescas com a UE e apoia indústria na ilha

3/04/2025 17:01 - Modificado em 3/04/2025 17:01

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje um diálogo “mais elevado e mais produtivo” entre o Estado e os operadores económicos do sector das pescas no que respeita ao acordo com a União Europeia (UE).

O chefe de Estado falava à imprensa, à margem de uma visita à fábrica de conservas SUCLA, no município do Tarrafal de São Nicolau, onde reconheceu que existem preocupações por parte de pescadores, armadores e industriais em relação ao actual acordo de pescas.

“Eu acho que, com o desenvolvimento do país, com o crescimento do país, é importante que haja um diálogo mais elevado e mais produtivo entre o Estado e os operadores económicos nesse sector para dirimir as dúvidas e para introduzir as melhorias que são, com certeza, necessárias para termos um acordo de pescas que sirva melhor os interesses de Cabo Verde e, consequentemente, dos diferentes operadores no setor das pescas”, afirmou.

O Presidente da República destacou ainda que durante a visita à fábrica, que este ano celebra 90 anos de existência, foram também abordadas as dificuldades enfrentadas pela unidade industrial, nomeadamente a saída de mão-de-obra qualificada e os custos associados à insularidade, “particularmente numa ilha periférica como São Nicolau”.

José Maria Neves elencou ainda outros desafios reportados pela empresa, como a diminuição da captura do atum, que tem prejudicado a produção, e a questão dos impostos, designadamente o IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado], considerados pelos proprietários da fábrica “elevados para uma empresa localizada numa ilha com as características de São Nicolau”.

Neste sentido, defendeu um “apoio mais forte do Estado” ao desenvolvimento da indústria nacional, e sobretudo, “um diálogo entre o Governo e a indústria nacional” e, neste caso, com São Nicolau, que é uma ilha que tem “muitas dificuldades, muitos constrangimentos que restringem o seu processo de desenvolvimento”.

O Presidente da República, que iniciou hoje a sua visita ao município do Tarrafal, manteve um encontro de trabalho com a equipa camarária, liderada por Neivo Araújo, onde afirmou que a questão dos transportes e a emigração de jovens qualificados representam obstáculos significativos para o progresso de São Nicolau.

Nesse contexto, enfatizou a urgência de atrair investimentos para o município de Tarrafal e para toda a ilha de São Nicolau.

“Precisamos, para acelerar o ritmo de crescimento, trazer mais investimentos privados para a ilha de São Nicolau, nas áreas da hotelaria e turismo, da agricultura, das pescas, da indústria agroalimentar e também desenvolver outras actividades, designadamente o turismo, a pesca desportiva, para podermos acelerar o ritmo de crescimento da ilha”, acrescentou.

Ainda na manhã de hoje, o Presidente da República proferiu uma aula magna com alunos do Liceu Pedro Cursinho de Azevedo, sobre “A Constituição da República e a defesa da democracia”.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.