A NOSi e a Caixa Económica de Cabo Verde assinaram hoje, na Praia, um protocolo de parceria para reforçar a capacitação e o desenvolvimento de talentos no sector das tecnologias digitais, através da NOSiAkademia.
O acordo visa promover a inovação, a investigação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado nacional e internacional, bem como facilitar a integração dos estagiários que frequentam o programa de estágio profissional NOSiAkademia no mercado de trabalho.
Na cerimónia de assinatura, o presidente da Comissão Executiva da Caixa Económica de Cabo Verde, António Moreira, destacou a importância da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para o desenvolvimento económico do país.
“A Caixa Económica tem uma história marcada pela inovação tecnológica e continua apostada em fomentar o conhecimento científico e as novas tecnologias. Este protocolo enquadra-se no nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, afirmou.
Segundo a mesma fonte, com este protocolo, o objectivo é levar para dentro da Caixa jovens que irão desenvolver soluções, softwares, programas e códigos que podem servir as necessidades da empresa, mas também atender a outras necessidades.
“Aquelas que forem identificadas como de elevado potencial para resolver as nossas necessidades terão maior enquadramento e maior apoio. Podemos, eventualmente, adquirir a solução, reservando os direitos, tudo no âmbito das novas regras e leis dos direitos de propriedade”, garantiu António Moreira.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da NOSi, Carlos Tavares Pina, sublinhou que a parceria reforça a colaboração estratégica entre as duas instituições.
“A Caixa tem sido um parceiro fundamental na alavancagem da NOSi, nomeadamente, no desenvolvimento de tecnologias emergentes como a inteligência artificial e a cibersegurança. Este protocolo permitirá aprofundar essa cooperação, promovendo a integração de jovens talentos no mercado de trabalho”, destacou.
O acordo prevê a incorporação inicial de seis jovens na Caixa Económica de Cabo Verde para ajudar na inovação, mas também permitirá explorar outras áreas.
Além disso, a parceria possibilitará novas sinergias com universidades e instituições públicas e privadas nacionais, para que a NOSiAkademia possa tornar-se cada vez mais sustentável.
Com este protocolo, a Caixa passará a ser uma das instituições que, após um mês intensivo de formação na NOSiAkademia, receberá os estagiários para dinamizar os projectos em diversas áreas da sua actuação, sobretudo a nível da digitalização dos produtos, serviços e processos.
Após a assinatura do protocolo, os representantes das duas instituições visitaram as instalações onde se encontravam 32 estagiários em formação.
O programa de estágios profissionais, implementado pela NOSi desde 2016, acolhe actualmente 32 jovens de várias ilhas do país e alguns da Guiné-Bissau.
Inforpress/Fim