A Câmara Municipal Tarrafal, na ilha de São Nicolau, em parceria com os munícipes vai promover um encontro para debater a problemática da Violência Baseada no Género. A CMT quer que os cidadãos reflictam sobre esse problema que afecta parte da população desse município. Isto para que as partes encontrem as melhores soluções para combaterem práticas relacionadas com o crime de VBG.
O encontro que antecede o dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher vai permitir que a edilidade, em articulação com técnicos sociais e munícipes, defina o seu horizonte no combate “eficaz aos estereótipos sexistas e à promoção da igualdade de género”.
No centro do debate vai estar a reflexão e sensibilização da Lei da Violência Baseada no Género (VBG). Um grupo de técnicos sociais do município que participaram numa acção de formação vai dar o seu contributo na matéria, uma vez que fazem parte de um núcleo municipal de combate à violência baseada no género no Tarrafal.
Segundo os organizadores do debate, o que se pretende “é ter uma sociedade consciente dos seus comportamentos e estereótipos sexistas que têm originado actos de violência contra o homem ou a mulher”. E ainda, ajudar a construir e manter “comunidades sensibilizadas que reprimam a VBG e que apostem fortemente na sua prevenção, bem como a criação de condições para a efectivação de mudanças positivas. Isto nas relações de género nos espaços privados e nos espaços públicos e na promoção de igualdade de género”.