A selecção nacional de futebol regressa hoje ao país para ultimar a preparação para o jogo de quinta-feira, no Estádio Nacional, com as Maurícias, a contar para a quinta jornada do Grupo D de apuramento para o Mundial´2026.
Os Tubarões Azuis, nome como é conhecido a selecção de Cabo Verde, se encontram desde domingo em Portugal e fazem hoje o seu último treino em terras lusas antes de regressarem ao país.
De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), devido à lesão, o guarda-redes Bruno Varela e o defesa João Paulo Fernandes ficam de fora da convocatória. Para o lugar de João Paulo Fernandes foi chamado o médio David Moreira, do Sporting de Portugal.
Informa ainda que o defesa Steven Moreira encontra-se a recuperar de uma lesão muscular vai falhar o jogo contra as Maurícias, podendo estar disponível para a partida com a Angola, agendada para 25 deste mês em Luanda.
Na classificação do Grupo D de apuramento, Cabo Verde divide o segundo lugar com a Líbia, com os mesmos sete pontos, menos um que os Camarões, que lideram. Angola tem seis pontos, as Maurícias quatro e a Etswatini ainda não pontuou.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis selecções e os vencedores de cada poule classificam-se automaticamente para o Mundial de 2026.
Os quatro melhores segundos vão disputar uma “final-four” onde vai ficar decidida a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos na prova a realizar-se no Canadá, Estados Unidos e México.
Lista dos 27 convocados:
Guarda-redes: Henrique Tavares (FC Rousse, (França), Josimar Dias “Vozinha” (GD Chaves, Portugal), e Márcio Rosa (Hebar, Bulgária).
Defesas: Edilson Borges “Diney” (Al Bataeh, Emirados Árabes Unidos), Logan Costa (Villarreal, Espanha), David Moreira (Sporting, Portugal), Jorge Xavier ‘Jojó’ (FC Vizela, Portugal) Roberto Lopes “Pico” (Shamrock Rovers, Irlanda), Steven Moreira (Columbus Crew, Estados Unidos), Wagner Pina (Estoril Praia, Portugal) e Yuran Fernandes (PSM Makassar, Indonésia).
Médios: Aílson Tavares (Felgueiras, Portugal), David Tavares (Gloria Buzau, Roménia), Deroy Duarte (Ludogorets, Bulgária), Jair Semedo “Yannick” (FC Vizela, Portugal), Jamiro Monteiro Zwolle, Países Baixos), Kevin Pina (FK Krasnodar, Rússia), Fabrício Garcia (Estoril Praia, Portugal), Telmo Arcanjo (Vitória SC, Portugal).
Avançados: Alessio da Cruz (Fortuna Sittard, Países Baixos), Dailon Livramento (Hellas Verona, Itália), Garry Rodrigues (Sivassport, Turquia), Jovane Cabral (Estrela da Amadora, Portugal), Hélio Varela (Gent, Bélgica), Ryan Mendes (Kocaelispor, Turquia), Willy Semedo (Omonia, Chipre).