Comemorações do “Dia da Unidade Justino Lopes” enaltecem legado do herói nacional

18/03/2025 15:02 - Modificado em 18/03/2025 15:02

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), António Duarte Monteiro, enalteceu o legado de Justino Lopes, no centenário do seu nascimento, e destacou a importância do seu legado na luta pela liberdade e independência do país.

António Duarte Monteiro, na sua intervenção, destacou ainda a relevância da celebração e a “dedicação incondicional” de Justino Lopes à luta pela liberdade, que continua a ser uma fonte de inspiração para os militares da Unidade.

“Esta data não é apenas um marco no nosso calendário militar, mas também um momento para honrar o lugar do herói nacional Justino Lopes, homem de dedicação intransigente à causa da libertação nacional, lealdade aos mais elevados desígnios do País, que continua a inspirar todos aqueles que têm a honra de servir neste comando”, afirmou.

António Duarte Monteiro também expressou o seu profundo agradecimento pela presença do Major-General David Nikolaities, comandante da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, ressaltando a importância da parceria estabelecida entre o Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire.

Em sua fala, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas sublinhou as múltiplas missões desempenhadas pela Unidade Justino Lopes, que vão desde a segurança de infra-estruturas críticas e apoio a órgãos de segurança pública até intervenções em situações de catástrofes naturais, como enchentes, incêndios e erupções vulcânicas.

O contra-almirante exortou todos os efectivos a continuarem a honrar o espírito de sacrifício e compromisso com a Pátria e ressaltou a importância da modernização das Forças Armadas para enfrentar desafios futuros, como a adesão de jovens ao serviço militar.

Monteiro também abordou o crescente desafio da adesão dos jovens ao serviço militar, uma questão que tem preocupado as Forças Armadas, mas que está a ser tratada com políticas estruturantes para garantir a continuidade e a modernização da instituição.

Ainda durante a cerimónia, foi entregue um louvor ao comando da Terceira Região Militar por parte do CEMFA.

O Combatente da Liberdade da Pátria, Justino Lopes, natural de Santa Catarina, nascido a 18 de Março de 1925, foi forçado a abandonar a sua terra devido à fome a que os colonialistas haviam condenado o povo de Cabo Verde. Em Março de 1968, partiu para a União Soviética, onde fez preparação militar em artilharia.

De regresso à Guiné, participou em várias acções militares, destacando-se na ocupação do Quartel de Madina do Boé, em Janeiro de 1969, na sequência da retirada das tropas portuguesas, episódio que passaria à história como o “Desastre de Ché Ché”.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.