Dia Mundial do Consumidor: ARME apela à adopção de boas práticas para um estilo de vida sustentável

15/03/2025 13:39 - Modificado em 15/03/2025 13:39

A presidente da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), Leonilde Santos, apelou hoje aos consumidores a adoptarem boas práticas diárias para um estilo de vida mais sustentável.

“Tem que ser garantido que essa transição seja justa para todas as comunidades, nomeadamente aquelas mais vulneráveis. Garantir que elas tenham meios para fazerem essa transição justa”, apontou a responsável, em declarações à Inforpress, à margem da Feira Informativa do Consumidor, realizada na cidade da Praia, no âmbito do Dia Mundial do Consumidor.

Leonilde Santos informou que a ARME, em parceria com entidades reguladoras e instituições parceiras, tem promovido a informação e a sensibilização dos consumidores, assegurando os seus direitos.

“Os consumidores vão poder exercer o direito de serem informados, mas também, caso tenham reclamações em relação aos serviços, apresentá-las e serem devidamente esclarecidos, tanto sobre as suas queixas como sobre os seus direitos”, explicou.

Em relação ao lema deste ano, “Uma transição justa para estilos de vida sustentáveis”, explicou   que   visa consciencializar os consumidores sobre boas práticas diárias, como a poupança de energia, através do uso de lâmpadas led e o desligamento de equipamentos eléctricos quando não estão em uso, bem como a economia de água.

O evento contou com a participação de entidades reguladas e instituições parceiras, enquadrando-se nas atribuições da ARME em matéria de protecção dos direitos dos consumidores e equilíbrio económico-financeiro dos prestadores de serviços regulados.

A nível global, a Consumer International, juntamente com os seus parceiros, apela a uma transição justa para estilos de vida sustentáveis, reforçando a importância da capacitação dos consumidores como agentes ativos nesta transformação.

A campanha deste ano foca-se na adoção de práticas sustentáveis em sectores como alimentação, água, energia, mobilidade, bens de consumo, habitação, finanças e lazer.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala hoje, 15 de Março, é celebrado há mais de quatro décadas e tem vindo a ganhar maior reconhecimento e abrangência.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.