Ucrânia aceita acordo de cessar-fogo imediato de 30 dias

11/03/2025 17:54 - Modificado em 11/03/2025 17:54
© Diego Herrera Carcedo/Anadolu via Getty Images

A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias, avança a Reuters.

AUcrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um acordo de cessar-fogo imediato e provisório com a duração de 30 dias e foram também tomadas “medidas importantes para restaurar a paz duradoura” após a invasão da Rússia, de acordo com uma declaração conjunta dos EUA e da Ucrânia, esta terça-feira, citada pela Reuters.

No mesmo comunicado, ambos os lados, reunidos na Arábia Saudita, num encontro que durou cerca de 9 horas, concordaram ainda em concluir o mais rápido possível um acordo abrangente para o desenvolvimento dos recursos minerais críticos da Ucrânia.

De acordo com a Sky News, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirma que este acordo cobre a linha de frente, não apenas o ar e o mar. 

“O lado americano entende os nossos argumentos, aceita as nossas propostas, e quero agradecer ao presidente Trump pela conversa construtiva entre as nossas equipas”, disse Zelenskyy numa declaração no Telegram.

O presidente ucraniano confirma que o país aceitou a proposta de cessar-fogo e acrescenta: “Nós consideramo-la positiva e estamos prontos para dar esse passo”.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, diz que “a bola está agora do lado da Rússia”. Considera que a Ucrânia deu um “passo positivo” durante as conversas e espera que a Rússia retribua.

“Espero que eles digam que sim, e se disserem, acho que fizemos um grande progresso”, aponta ainda Rubio.

Os EUA voltam a partilhar informações secretas e será retomada a assistência de segurança à Ucrânia.

Por sua vez, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz acrescenta que está “muito claro” que Kyiv compartilha a visão de Donald Trump para a paz e diz que “compartilham a sua determinação para acabar com a luta”.

Noticias ao Minuto

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.