São Vicente acolhe este fim de semana Torneio Nacional de Basquetebol 3 X 3

11/03/2025 17:17 - Modificado em 11/03/2025 17:17

O antigo basquetebolista Rodrigo Mascarenhas promove em São Vicente, nos próximos dias, na sexta-feira e sábado, 14 e 15 de março, na praia da Laginha, a 1ª edição do Torneio Nacional de Basquete 3×3. O evento conforme Mascarenhas contará com a presença de ex-colegas e amigos praticantes desta modalidade, oriundos de várias ilhas e de outras paragens por onde passou: Angola, Moçambique, Portugal. 

Da competição participam equipas de quase todas as ilhas, sendo que a de São Vicente em masculino vai ser treinada por Zé Baia, treinador do La Familia e tem na equipa três jogadores da Académica do Mindelo e um do Real Sociedade.

É uma competição, mas ao mesmo tempo vai ser uma festa, sublinhou Mascarenhas que realçou que a imagem das competições 3x3internacionais, quis trazer a componente de espetáculo para o evento.

“Então vamos ter um jogo de estrelas composto por alguns músicos.  Posso adiantar já os nomes de Hélio Batalha, Barchard, Kiddye BonZ. Também convidei jogadores e pessoas de outras modalidades, é o caso de Jason Mascarenhas de bodyboard, o treinador da seleção nacional de futebol, o Bubista, o caso também de alguns influencers para fazer um jogo diferente, para trazer mais alegria, trazer um público diferente, que é para todos divertirmos e ver também como um espetáculo e não só como um jogo de basquetebol”, exemplificou.

Nos veteranos, duas equipas femininas, uma composta com os jogadores da ilha de São Vicente, outra composta com os jogadores de Santiago e uma equipa masculina, onde participam Cabo Verde, Portugal, Moçambique em todas as competições e para masculino ainda pode estar presente uma equipa dos Estados Unidos e para feminino, Angola.

“É uma modalidade que cresceu muito, aliás é uma modalidade até olímpica e cada vez mais e inclusivamente esse é um projecto que começou para ser o meu aniversário, mas ultrapassou o meu aniversário e o feedback que tem tido de todos os participantes é que tornar uma competição, ou seja, essa vai ser a edição número um e depois fazer mais edições, não só em São Vicente, se calhar em outras ilhas, porque o basquetebol está a crescer muito e também em 3×3” sublinhou.

A estrutura para a realização do evento vem de fora, um piso próprio que foi uma oferta da FIBA, que foi cedida à Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol.

“Vamos ter uma estrutura que vai ser inovadora na Laginha, com 50% de bancadas para o público e também teremos agora uma parte com tendas, à imagem dos espectáculos que costumam haver na Laginha.

“De Portugal vem o Miguel Salvador, que fomos 3 campeões em Portugal, na Portugal Telecom, Francisco Jordão, que jogamos muito tempo em Angola, mas ele foi internacional por Portugal e jogámos no Benfica. Também o antigo internacional cabo-verdiano, Mário Jorge Neves”.

A maior competição vai ser, sem dúvida, Inter-ilhas, com as 6 equipas nacionais, destacou o basquetbolista.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.