São Vicente: Mais de 230 famílias ganham ligação domiciliária de água orçada em cerca de sete mil contos

13/02/2025 19:54 - Modificado em 13/02/2025 19:54

Mais de 230 famílias carenciadas, em São Vicente, vão brevemente ter água em casa derivado de um projecto de cerca de sete mil contos financiado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O lançamento do projecto “Ligação Domiciliária à rede pública de água potável para famílias carenciadas” aconteceu hoje, na zona de Ribeirinha, com a presença de responsáveis da referida igreja, da Câmara Municipal de São Vicente e da Electra, os três intervenientes no processo.

Segundo explicou à imprensa o presidente da Estaca do Mindelo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Elton Sequeira, este programa é a continuidade de um outro realizado em 2013, que beneficiou 600 famílias, em São Vicente.

O montante para a presente fase, conforme a mesma fonte, ronda os sete mil contos, montante produto de doações de membros que tornaram possível ajudar agora 238 famílias, distribuídas por 16 localidades da ilha.

O trabalho no terreno vai ser feito pela Electra, empresa pública de produção e distribuição de água, e que, de acordo com informações do administrador executivo Antão Cruz, executará a intervenção em casas onde é possível fazer a ligação imediata.

“Não há extensão de rede a realizar, são apenas os ramais que estão próximos da rede existente”, explicou a mesma fonte, que elucidou que da parte da Electra os custos são 3.229 mil custos.

O projecto, assegurou, está neste momento na fase de identificação e depois vai-se iniciar a fase de implementação com a chegada dos materiais no mês de Março e com previsão de duração de três meses.

Antão Cruz acredita que até o verão todas as famílias vão ter água canalizada em casa.

Da parte da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, considerou ser “mais uma alegria” conseguida com a parceria de anos com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“É um feito e um acto enorme, porque a água é um bem precioso e são projectos do tipo que a câmara sempre acarinha, porque temos consciência da necessidade da população”, sublinhou Augusto Neves.

Em representação aos beneficiários, João Monteiro regozijou-se pela parceria entre as três entidades e permitiu tornar realidade esse projecto que já esperava há muito.

“Este [a água] é um produto que só não temos em casa quando não podemos, mas sempre a queremos ter”, sustentou a mesma fonte, com apelo para que outras pessoas possam ter essa oportunidade de ter esse bem essencial em casa.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.