Ministro do Mar anuncia portal de governança do sector do mar

12/02/2025 10:06 - Modificado em 12/02/2025 10:06

O Ministro do Mar anunciou hoje, no Mindelo, que está em fase de preparação a digitalização do portal de governança do sector do mar no quadro da economia azul.

Segundo Jorge Santos, que falava em conferência de imprensa, o portal será criado na sequência da aprovação do decreto-lei do novo acordo de pesca com a União Europeia em Conselho de Ministros.

“Nós, agora, com a aprovação desse decreto-lei para o acordo com pela União Europeia, estamos a organizar neste momento o que estamos a chamar o portal ou a governança digital do sector do mar a nível nacional”, informou o governante para quem neste preciso momento estão num processo de digitalização dos diferentes serviços, seja a nível da pesca, do Instituto do Mar (Imar), do Instituto Marítimo e Portuário e da Enapor e do próprio ministério.

Conforme o ministro, tudo isso tem o objectivo de “explorar estes recursos de forma sustentável, pensando nas gerações vindouras”.

O governante salientou que o sector da pesca tem um papel “importante e uma dimensão humana em Cabo Verde” e disse que neste momento o País conta com 4.062 pescadores a nível artesanal e 1.035 pescadores industriais, o que totaliza 5.097 pescadores em Cabo Verde.

Em relação a embarcações avançou que o País conta com 1.463 embarcações do tipo botes de boca aberta e 127 navios semi-industriais e industriais, sendo maioritariamente estrangeiros.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.