O Presidente da República realçou na terça-feira, 11, no Porto Novo, o facto de Santo Antão ter “mudado radicalmente” nesses 50 anos de Independência Nacional e considerou “fundamental” que a ilha tenha o seu aeroporto.
José Maria Neves, que falava no final de uma visita de dois dias ao município do Porto Novo, referiu aos “avanços conseguidos em todos os domínios” na ilha, mas disse ser elementar que Santo Antão tenha o seu aeroporto, desejando que nos próximos 50 anos cada ilha tenha uma infra-estrutura aeroportuária.
No caso do Porto Novo, o chefe de Estado, que se deslocou na terça-feira, 11, à zona Norte e ao Tarrafal de Monte Trigo, falou dos desafios que ainda subsistem, com destaque para a construção da estrada de acesso a Monte Trigo e para a requalificação das estradas para o Planalto Norte e Covão.
Ainda no Tarrafal de Monte Trigo, José Maria Neves destacou o facto de se ter construído a estrada de acesso, mas apontou a necessidade da requalificação da orla marítima para a protecção das casas.
O Presidente da República avançou que, 35 anos depois da instalação do poder local no país, já é tempo de se atribuir “mais poderes e mais recursos” às ilhas e aos municípios.
“Já não faz sentido que a construção de habitação, de casas de banho, estradas de penetração, praças seja uma responsabilidade do Governo”, sublinhou José Maria Neves.
Disse que Cabo Verde está num “momento crucial” em que é “preciso mudar algumas coisas e começar pela transferência de mais recursos e poderes aos municípios”, no âmbito de “um amplo processo de descentralização” no país.
Depois do Porto Novo, o Presidente da República vai estar, a partir de hoje, de visita ao município da Ribeira Grande.
Inforpress/Fim