A campanha de vacinação contra o sarampo e a rubéola termina nesta quarta-feira, 23, e no concelho do Porto Novo, ilha de Santo Antão, as autoridades sanitárias sublinham que o Município se encontra “praticamente coberto”, numa altura em que estão vacinadas cerca de 8200 pessoas, isto é, 93% da previsão inicial.
O delegado de saúde do Porto Novo, Elísio Silva, em declarações à Inforpress afirmou acreditar que “praticamente” toda a população-alvo dessa campanha, neste concelho, está vacinada, apesar da taxa rondar os 93% das 8814 pessoas previstas inicialmente”.
Elísio Silva assegura que essa previsão foi estabelecida tendo em conta os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) que, a seu ver, não correspondem à realidade actual no concelho do Porto Novo.
“Acreditamos que toda a população-alvo esteja vacinada. Estamos agora na fase de repescagem”, avança o delegado de saúde do Porto Novo, para quem as equipas de vacinação já percorreram todo o concelho, pelo que, acredita, “está todo coberto”, quando faltam 24 horas para o fim da campanha de vacinação. No concelho do Porto Novo, os serviços de saúde propuseram no início vacinar 8.814 pessoas e a meta traçada passava por atingir uma taxa de cobertura de 100%.