O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas lamentou este sábado, 04, a morte do músico cabo-verdiano Osvaldo Marcos Dias, conhecido por Vaiss, falecido esta sexta-feira, 03, em Lisboa, vítima de uma doença prolongada.
Vaiss Dias, cantor, instrumentista e compositor, nasceu na Ribeira Grande, Santo Antão, em 1965, e faleceu esta sexta-feira, em Lisboa, Portugal, onde fez da música a sua profissão desde que se transferiu para a capital portuguesa, em 1988, a convite do renomado artista cabo-verdiano Bana.
Na sua página oficial, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas manifestou solidariedade à família enlutada endereçando as mais sentidas condolências.
Também o Centro Cultural de Cabo Verde em Portugal (CCCV) lamentou profundamente o falecimento do artista, realçando que o céu “reclamou mais uma estrela da música cabo-verdiana, que brilhará junto das outras maiores que já partiram”.
Além destas instituições vários artistas nacionais já manifestaram pesar pela sua morte, como, Cremilda Medina e Nancy Vieira.
Vaiss colaborou com vários artistas nacionais como Ildo Lobo, Nancy Vieira, Sara Tavares, Lura, entre outros, e foi integrante da banda suporte da diva Cesária Évora, como instrumentista e compositor.
O seu primeiro álbum a solo intitula-se “Sodade cá bô frontá’m”.
Em 2015, na premiação Cabo Verde Music Awards, foi considerado o melhor produtor musical, pelo seu trabalho no álbum Panu Tera, de Rui Cruz.
Inforpress/Fim