Ciclismo: Federação prepara atletas para competições internacionais e estimular a descoberta de novos talentos

7/05/2025 11:28 - Modificado em 7/05/2025 11:29

A Federação Cabo-verdiana de Ciclismo (FCC), realiza desde o dia 01 de Maio, até amanhã 08, um estágio em São Vicente, com a participação de 11 atletas de várias regiões desportivas do país. A ideia é preparar os ciclistas para as competições internacionais, e também estimular os que estão a aparecer agora, e fazer a descoberta de novos talentos.

Segundo Marques Mendes, presidente da FCC, esta iniciativa decorre da ambição de colocar Cabo Verde na senda de competições internacionais. 

“É claro que a Federação pensa no desenvolvimento, no desenvolvimento da modalidade dos seus atletas e, claro, os atletas têm de estar munidos de todas estas ferramentas, ferramentas quer técnicas, tácticas, e para isso, é preciso conhecê-los”, explicou Mendes que assegurou ainda que a seleção pretende conhecer os nossos atletas, saber as características, onde cada um se enquadra para uma competição, no cenário real, eles conseguirem dar a resposta.

Ou seja, sustentou, não é apenas correr, é conhecer também os regulamentos, tanto a nível nacional como internacional. Marques Mendes realça que a  disciplina é muito importante.

“O conhecimento básico, sobretudo dos regulamentos, é o que nós estamos a dar, a continuar, uma vez que não temos comissários credenciais, porque temos várias pessoas, amantes do ciclismo, que conhecem o regulamento, mas é preciso fazer esse tal alinhamento, porque a nível da UCI, os regulamentos são actualizados praticamente todos os meses”, justificou.

Para a escolha dos atletas, a FCC, baseou-se primeiro no ranking nacional, com os ciclistas que já participaram em várias competições em representação de Cabo Verde. “Esses são cerca de 5, 6 e são os habituais e nós tivemos que ajustar com outros”.

O critério principal, sublinhou, é estimular os que estão a aparecer agora, fazer a descoberta de novos talentos e estimular aqueles, por exemplo, nós temos um atleta jovem que a Federação pretende estimular e dar mais essa disciplina.

Durante estes dias, a seleccionadora nacional, a portuguesa, Ana Rita Vigário tem estado a conhecer os atletas, avaliá-los, quer a nível físico, antropométrico, técnico, táctico, portanto, perceberem que ponto de situação é que eles estão, para depois, a partir daqui, começar a trabalhar com eles.

O objectivo é chegar mais tarde a outros jovens e dar continuidade ao trabalho que está a ser desenvolvido, lembrando que o país, no ranking da África está na sétima posição.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.