URDI arranca hoje com apresentação de mais de 80 stands e mais de 150 artesãos 

11/12/2024 11:09 - Modificado em 11/12/2024 11:09

A Feira Nacional de Artesanato e Design (URDI) principia na quarta-feira, 11, na Praça Nova, no Mindelo, com a exposição de 87 stands, ocupados por 152 artesãos e designers de todos os municípios do País.

A informação foi avançada à Inforpress pelo director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Artur Marçal, que garantiu que a nova edição da feira terá uma “representatividade mesmo nacional” uma vez que terá a participação dos 22 municípios de Cabo Verde.

Mas, segundo a mesma fonte, apesar do que é habitual, este ano não haverá município destaque devido às recentes eleições autárquicas, e das quais os vencedores ainda não tomaram posse.

Mesmo assim, Artur Marçal acredita que este pormenor não vai tirar o brilho à festa do artesanato e design, que pretende projectar ainda mais a cultura e tradição do País, assim como a inovação.

Neste sentido, a mesma fonte ressaltou o tema escolhido para este ano “(Re)interpretação da matéria”, cuja intenção é reflectir sobre o papel da arte e da cultura na problemática do aquecimento global e na protecção do ecossistema.

“Ver o papel do artesanato para se aproveitar todas as coisas possíveis e que estão a ser descartadas na natureza”, sustentou Artur Marçal, para quem essa ideia transpassa toda a concepção do evento.

A começar pela 7ª residência artística, que já decorre, no Mindelo, sob o lema “Plasti_cidade” e que desafia os participantes a abordarem o plástico enquanto matéria criativa, até mesmo para fiação.

A nona edição da URDI, que se prolonga até domingo, 15, abarca, para além da mostra na Praça Nova, outras actividades paralelas como a rubrica “Grandes conversas”, que tem como um dos destaques o painel sobre Bela Duarte, uma das fundadoras do projecto do Centro Nacional de Artesanato.

Para além disso, a programação contempla um encontro do actual ministro da Cultura, Augusto Veiga, com os artesãos.

Uma reunião, que, segundo o director do CNAD, Artur Marçal, serve como forma de apresentação e para que o titular da pasta, que tomou posse em Agosto último, se conecte com a classe.

A URDI 2024 faz-se ainda de outras actividades como o Salão Created in Cabo Verde, concertos e outras que Artur Marçal espera servir para maior projecção e divulgação do artesanato e design nacionais.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.