O Governo autorizou a Direcção-geral do Tesouro a dar um aval do Estado à Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) para um empréstimo de 25 milhões de escudos na Caixa Económica de Cabo Verde para investimentos em equipamentos e tecnologias.
A informação consta do despacho 198/2024, da Direcção-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, publicado no Boletim Oficial de sexta-feira, 06.
De acordo com o documento, a RTC prevê no seu orçamento um plano de investimentos em equipamentos e tecnologias, que são “urgentes e indispensáveis” para assegurar as condições técnicas adequadas para o desenvolvimento da sua actividade e acompanhamento da evolução do sector.
No entanto, acrescentou, com o intuito de garantir uma melhor gestão dos fluxos de tesouraria, tendo em conta suas responsabilidades, a empresa decidiu recorrer a um financiamento bancário junto da Caixa Económica de Cabo Verde.
Trata-se de um montante de 25 milhões de escudos para aquisição de equipamentos previstos no seu plano de investimentos, pelo que foi solicitado um aval do Estado como garantia da operação.
Conforme o mesmo despacho, o prazo global da operação é de 13 meses, em conformidade com o plano de utilização e de reembolso do capital, nos termos aprovados pelo banco credor.