O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à câmara de São Vicente comprometeu-se a pedir uma auditoria externa à câmara para saber a real situação administrativa, financeira, patrimonial e pessoal da autarquia.
António Durante fez esta promessa ao falar num comício realizado na sexta-feira na zona de Ribeira de Craquinha, em São Vicente.
“Nós, assim que assumirmos o governo municipal, vamos promover uma auditoria externa, através de uma instituição credível, com provas dadas, para saber, qual é a situação administrativa, financeira, patrimonial, e pessoal, na Câmara Municipal de São Vicente”, afirmou.
António Duarte também disse que quer promover “uma grande revolução no atendimento” na Câmara Municipal de São Vicente para evitar que os munícipes passem semanas a tentar resolver os seus assuntos nessa instituição. Para isso, explicou, é preciso ter o coração da câmara municipal, que é o gabinete técnico, a funcionar em pleno e cheio de vida.
“O gabinete técnico está completamente desmantelado, mas precisa ser reorganizado. A orgânica desse departamento, tão vital, tão capital, tão importante, precisa ser revisto, precisa ser contratado, um director que entende da questão de terreno, da política de solo, distribuição e parcelamento de solo, ordenamento de território, precisa entender da questão técnica”, explicou aquele candidato, para quem este “é um compromisso para ser efectivado para que as pessoas tenham acesso a terreno sem ter que marcar audiência com o Papa”.
Segundo a mesma fonte é preciso criar condições para que os cidadãos vejam através de tablets ou telemóveis quais os terrenos estão disponíveis e em que bairro, ressalvando que “os lotes de terrenos têm que ser diferenciados”, porque “não se pode vender apenas lotes para a classe média”.
Outra aposta, conforme António Duarte, será desconcentrar os serviços da câmara para ter serviços municipalizados nas zonas para que as pessoas possam pagar taxas e outros impostos e tratar dos seus assuntos sem ter a necessidade de enfrentar filas nas instalações da Câmara Municipal de São Vicente.
Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.
Inforpress/Fim