O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às autárquicas em São Vicente disse hoje que vai envolver técnicos de várias áreas na criação de propostas para “estancar a proliferação” de habitações nas zonas de risco.
António Duarte falava à Inforpress durante contactos no bairro de Canalona, em Chã de Alecrim, onde existem várias pessoas a viver em habitações construídas nas encostas, algumas de lata.
“Canalona é um de muitos exemplos daquilo que notei em São Vicente, que é uma proliferação de habitações sem nenhuma dignidade. E isso, para nós, é um motivo de grande preocupação, porque é uma questão que é fácil de resolver. Porque já há agrupamentos, assentamentos humanos instalados e um convívio social instalado nesse bairro”, adiantou.
Segundo António Duarte, situações deste tipo não se resolvem com transferência de pessoas para blocos habitacionais porque é uma questão muito mais exigente que precisa de uma envolvência de vários técnicos.
Pelo que, explicou, para inverter a tendência de construção de habitações precárias e dar dignidade a famílias é preciso fazer um estudo e criar propostas sérias que “estanquem definitivamente” a ocupação espontânea de pessoas em habitações nas zonas de risco e encostas.
“Temos tem que ter um município que, através de seu gabinete técnico, tenha o controle daquilo que está a acontecer em termos de ocupação de solos. Estamos disponíveis a fazê-lo porque precisamos reformular drasticamente o gabinete técnico que há vários anos não está a funcionar”, concretizou.
Para António Duarte, uma outra “questão fundamental” é fazer a aprovação e homologar um plano director municipal, um “instrumento de capital e importância para regular o ordenamento do território e da expansão, e direccionar o crescimento de cidade Mindelo está a expandir-se de forma espontânea e a câmara tem que ter o controle disso”.
O candidato do PAICV disse que se for eleito vai fazer uma fiscalização mais intensa, que não é repressiva, mas pedagógica e que incentiva e mostre as pessoas a necessidade de pintar as fachadas das suas casas para ter uma ilha colorida e alegre tal como a mentalidade e personalidade característico da população de São Vicente.
Em São Vicente candidatam-se para presidente da câmara Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV oito.